Lei em Mato Grosso garante a pessoas com autismo a continuidade de tratamentos por planos de saúde

Projeto amplia garantias e coíbe suspensões injustificadas em planos de saúde para pessoas com TEA.

Fonte: CenárioMT

ALMT aprova proteção contra cancelamentos para autismo
ALMT aprova proteção contra cancelamentos para autismo - Foto: ALMT

Aprovada em segunda votação, uma nova norma em Mato Grosso busca responder à demanda por continuidade de tratamento ao reforçar os direitos de usuários com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A medida visa coibir práticas de mercado que têm deixado famílias desassistidas.

O Projeto de Lei impede operadoras de planos de saúde de suspender ou cancelar contratos de pessoas com autismo sem uma justificativa válida e sem aviso prévio.

[Continua depois da Publicidade]

A proposta também proíbe a recusa de adesão de novos usuários com TEA e impede a imposição de carências ou cobranças desproporcionais, estabelecendo a aplicação de multas em caso de descumprimento.

Especialistas na área de direito médico destacam que os cancelamentos unilaterais geralmente ocorrem quando o tratamento do usuário envolve custos elevados, obrigando as famílias a buscar a Justiça para manter as terapias essenciais.

[Continua depois da Publicidade]

Com a nova regra, a expectativa é que haja uma ampliação da segurança jurídica e o fortalecimento da proteção aos pacientes, assegurando o acesso pleno e ininterrupto às terapias necessárias. O texto agora aguarda a decisão do Executivo Estadual para ser sancionado.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]