No Dia da Amazônia, 5 de setembro, a Rádio Nacional da Amazônia, vinculada à Empresa Brasil de Comunicação (EBC), promoveu uma experiência inédita para 120 alunos do Centro Educacional 04 (CED 04) de Taguatinga, Distrito Federal. A atividade consistiu em uma imersão de 10 minutos em realidade virtual, por meio de óculos 3D, para assistir ao filme Amazônia Viva, projeto de educação ambiental da Iniciativa Inter-Religiosa pelas Florestas Tropicais no Brasil (IRI-Brasil).
Os estudantes expressaram suas emoções de diferentes formas, do riso às lágrimas, transformando a vivência em desenhos e mensagens de carinho pela natureza. Kelvin Juan Nunes destacou a grandiosidade da sumaúma, enquanto Arthur Malena de Souza se emocionou com cenas de rios, tucanos e indígenas. Ana Carolina também comentou o impacto da experiência, relatando sustos e admiração pelas figuras exibidas no filme.
Daniel Souza Vicente, assistente de fotografia, ressaltou a importância de lidar com o medo durante a imersão, destacando que a reação dos alunos é comum e enriquecedora, gerando autoestima e valorização da floresta.
Amazônia no projeto pedagógico
Lisiane Teixeira, supervisora pedagógica do CED 04, celebrou a ação, afirmando que os alunos puderam compreender a importância da Amazônia para o Brasil e o mundo. A experiência serviu de base para projetos futuros, incluindo desenhos, redações e uma exposição para os pais.
Thais de Melo Rangel, coordenadora de administração de marketing da EBC, destacou que a atividade reforça a educação ambiental, alinhada aos ideais da empresa.
Experiência inusitada
A jornalista Mara Régia, da Rádio Nacional da Amazônia, envolveu os alunos em uma demonstração ao vivo do poder do rádio. Por telefone, conectou a apresentadora Nathália Mendes do programa Tarde Nacional ao CED 04, permitindo que as vozes da escola fossem transmitidas simultaneamente para os nove estados da Amazônia Legal.
Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.