A Secretaria Municipal de Agricultura de Cuiabá realizou, nesta quinta-feira (2), uma nova etapa de colheita e replantio de mandioca em sua área experimental no Parque de Exposições Jonas Pinheiro.
O projeto, que funciona como uma “vitrine tecnológica”, busca identificar as variedades mais produtivas para fortalecer a agricultura familiar na Baixada Cuiabana. Além do caráter científico, a ação possui um viés social: toda a produção colhida foi doada ao Hospital do Câncer de Cuiabá.
O experimento avalia o desempenho de seis variedades: Camanducaia, Liberata, São Félix, Juína, Broto Branco e BRS 429. O objetivo é oferecer aos pequenos produtores opções que equilibrem rapidez na colheita e qualidade para a indústria.
Segundo o engenheiro agrônomo Wanderlei Aparecido dos Santos, a variedade Camanducaia é popular por ser precoce (colheita em até 4 meses), mas peca pelo baixo teor de amido, o que a torna inadequada para a produção de farinha — lacuna que espécies como a Liberata conseguem preencher.
Tecnologia e preparação para a Expoagro
As atividades de replantio já visam a demonstração técnica durante a Expoagro 2026. Sob a coordenação do engenheiro agrônomo Pedro Mello Damasceno, o projeto testa o comportamento dos genótipos em solos de média e baixa fertilidade, típicos da região, adaptando tecnologias para garantir que o produtor tenha renda o ano todo. As técnicas repassadas incluem o manejo ideal de espaçamento e o tamanho correto das manivas (mudas).
Além dos testes de campo, a iniciativa prevê a criação de um banco de germoplasma, que funcionará como uma reserva de materiais genéticos mais resistentes e produtivos.
Esse banco servirá para difundir mudas de alta qualidade entre as comunidades rurais, promovendo a inovação no cultivo de uma das culturas mais tradicionais e estrategicamente importantes para a segurança alimentar e econômica de Mato Grosso.
Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.