As obras do BRT em Cuiabá avançam na próxima semana com a aplicação de um asfalto especial nos trechos da Avenida da Prainha destinados à circulação exclusiva dos ônibus do sistema. Conforme divulgado pelo Governo de Mato Grosso, o serviço será executado entre o CREA e a Rua Voluntários da Pátria, em Cuiabá, incluindo intervenções previstas para o sábado e domingo em cruzamentos estratégicos da região central.
Segundo informações oficiais da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), o pavimento aplicado no trecho sobre o canal da Prainha contará com polímeros especiais para aumentar a resistência e a durabilidade da pista diante do fluxo constante de ônibus articulados do novo modal. A solução substitui o concreto tradicional em parte do corredor exclusivo.
Interdições temporárias na Avenida da Prainha
Durante a execução das obras do BRT em Cuiabá, os cruzamentos da Avenida da Prainha com a Rua Voluntários da Pátria e as avenidas Mato Grosso, Getúlio Vargas e Isaac Póvoas ficarão temporariamente interditados. Conforme apurado pela reportagem junto ao cronograma da Sinfra-MT, os motoristas poderão seguir em linha reta pela avenida, mas não será permitido cruzar os trechos bloqueados.
As equipes também mantêm trabalhos de contenção no Morro da Luz, além da concretagem da base entre as avenidas Dom Bosco e XV de Novembro. Próximo ao Shopping Popular, seguem serviços de instalação de tubulações, meio-fio e calçadas.
Obras continuam na Avenida do CPA
Na Avenida do CPA, outra frente das obras do BRT em Cuiabá permanece ativa na recuperação do pavimento. Uma das equipes atua entre a Rua E e a Avenida Nigéria, na pista sentido bairro, enquanto outra trabalha em frente ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT).
Por causa das intervenções, o ponto de ônibus localizado em frente ao TRT foi transferido temporariamente para a região da Secretaria de Fazenda. Já no fim de semana, o trecho sob o Viaduto da Sefaz será interditado para instalação de drenagem. O tráfego será desviado pela via lateral em frente ao prédio da Sefaz.
As obras também avançam entre o Aeroporto Marechal Rondon e o novo terminal do BRT em Várzea Grande, onde ocorre a etapa de terraplanagem.
Complexo Leblon segue em execução
No Complexo Leblon, na Avenida Miguel Sutil, continuam os serviços de implantação da trincheira da Rua Boa Vista. Estão previstas perfurações para instalação de tirantes, drenagem e execução de contenções em frente à Todimo Lar Center.
A Rua Boa Vista permanece interditada para as obras de duplicação. Com isso, o retorno pela via e o trecho entre o estacionamento da Yakao e a rua seguem bloqueados. O desvio indicado aos motoristas ocorre pelo semáforo instalado em frente à Yakao.
O que muda com o novo corredor do BRT
O projeto do BRT em Cuiabá faz parte da reformulação do sistema de transporte coletivo da região metropolitana de Cuiabá e Várzea Grande. O corredor exclusivo deve reduzir o tempo de deslocamento e ampliar a capacidade de transporte de passageiros.
- Corredores exclusivos para ônibus articulados;
- Estações modernas de embarque;
- Integração entre Cuiabá e Várzea Grande;
- Redução no tempo médio de viagem.
A redação buscou informações atualizadas junto aos comunicados oficiais da Sinfra-MT para acompanhar o andamento das intervenções e os impactos no trânsito da capital.
Motoristas e usuários do transporte coletivo devem acompanhar os avisos de interdição e alterações temporárias nas rotas durante a execução das obras.
Reportagem baseada em informações divulgadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso (Sinfra-MT).
Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.