Sebrae reforça estratégia climática para micro e pequenas empresas

O Sebrae firmou uma parceria internacional para capacitar micro e pequenas empresas brasileiras a adotar práticas sustentáveis e participar da economia de baixo carbono.

Durante a COP30, em Belém, o Sebrae anunciou uma parceria internacional voltada para a inclusão de micro e pequenas empresas nas estratégias climáticas globais. O acordo foi firmado em conjunto com a We Mean Business Coalition e a SME Climate Hub, organizações que auxiliam PMEs na adoção de práticas sustentáveis e na redução de emissões de carbono.

O compromisso será apresentado aos líderes mundiais presentes na COP30 a partir desta terça-feira (11), reforçando a importância da participação de pequenos negócios na agenda climática.

Segundo o presidente do Sebrae, Décio Lima, políticas públicas devem estimular a ação climática sem depender apenas de governos, envolvendo todos os atores econômicos. A iniciativa visa capacitar empreendedores de pequeno porte para que contribuam efetivamente na transição para uma economia de baixo carbono. Atualmente, o Sebrae apoia cerca de 23 milhões de micro e pequenas empresas no país.

O documento apresentado na COP30 reúne propostas de políticas públicas prioritárias para integrar micro e pequenas empresas no esforço global de redução de emissões. Entre os principais eixos de ação estão:

  • Reconhecimento das MPEs como grupo estratégico e crítico para ações climáticas;
  • Promoção de casos de sucesso que inspirem outras empresas;
  • Criação de caminhos simplificados e orientações centralizadas para adoção de práticas sustentáveis e ampliação do acesso a financiamento verde.

Para Décio Lima, a mobilização conjunta de governos, grandes corporações e instituições financeiras é essencial. Ele ressaltou que os pequenos negócios são decisivos para o futuro sustentável do planeta e devem ter os instrumentos necessários para agir.

Google Notícias
Siga o CenárioMT

Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.