A Caixa Econômica Federal anunciou nesta terça-feira (3) a retomada do financiamento para a compra de imóveis residenciais acima de R$ 2,25 milhões com recursos da caderneta de poupança. A modalidade integra o Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) e estava suspensa para contratações individuais desde outubro de 2024.
Na ocasião, o banco optou por direcionar os recursos disponíveis para imóveis de menor valor, priorizando operações enquadradas no Sistema Financeiro da Habitação (SFH). A medida ocorreu em meio à redução na captação da poupança, que vinha registrando mais saques do que depósitos.
Com a nova decisão, pessoas físicas voltam a ter acesso ao crédito para imóveis de alto padrão por meio do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), principal fonte de financiamento imobiliário do país.
De acordo com a vice-presidenta de Habitação da Caixa, Inês Magalhães, o pacote habitacional lançado no fim do ano passado ampliou a disponibilidade de recursos da poupança para o crédito habitacional, o que permitiu a retomada gradual das operações nessa faixa de valor.
Segundo a executiva, a reabertura fortalece a atuação do banco no segmento, amplia o relacionamento com clientes de maior renda e contribui para o aquecimento do mercado imobiliário e da construção civil.
Contexto regulatório
No fim do ano passado, o governo federal anunciou um novo modelo de crédito imobiliário. Entre as mudanças está a redução gradual da parcela dos depósitos da poupança destinada ao recolhimento compulsório no Banco Central, permitindo que até 100% dos recursos possam servir de base para o financiamento habitacional.
Com a melhora na liquidez do SBPE após as alterações regulatórias, a Caixa decidiu expandir novamente a oferta de crédito para o segmento de alto padrão.
Exigência de sustentabilidade
A instituição já havia retomado o financiamento para a construção de imóveis no SFI, mas com uma condição adicional: os projetos precisam obter o Selo Casa Azul Uni, certificação de sustentabilidade concedida pelo próprio banco.
O selo avalia critérios ambientais e de eficiência das obras e classifica os empreendimentos nas categorias Bronze, Prata ou Ouro. A iniciativa está alinhada às metas ambientais, sociais e de governança da instituição.
Com a medida, a Caixa volta a operar em todas as faixas do crédito imobiliário com recursos da poupança, ampliando a oferta tanto para imóveis populares quanto para unidades de maior valor.
Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.