A Caixa anunciou um conjunto de medidas para apoiar moradores, produtores rurais, empresas e instituições de saúde afetados pelas enchentes na Zona da Mata mineira. As ações são direcionadas a municípios com decreto de situação de emergência reconhecido e incluem antecipação de benefício social, pausas em financiamentos e facilidades para renegociação de dívidas.
Antecipação do Bolsa Família
Em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, o banco vai antecipar o pagamento do Bolsa Família para todos os beneficiários das cidades atingidas. Os valores estarão disponíveis já no primeiro dia do calendário do programa, a partir de 18 de março, medida que também será aplicada no mês de abril para garantir continuidade da assistência às famílias impactadas.
Habitação com pausa nas parcelas
Clientes com financiamento habitacional poderão solicitar pausa de até seis meses nas prestações por meio do aplicativo Habitação Caixa. Também será possível incorporar parcelas em atraso ao saldo devedor, com redistribuição no prazo restante do contrato, mantendo as condições originais de juros e prazo.
Todos os contratos contam com seguro obrigatório de Danos Físicos ao Imóvel e de Morte ou Invalidez Permanente.
Medidas para pessoas físicas
No penhor, haverá dispensa automática de encargos por atraso na renovação por 90 dias e suspensão de leilões das garantias enquanto durar o decreto de emergência.
Em empréstimos pessoais, os clientes poderão solicitar pausa de até três parcelas. No consignado, será possível ajustar prazo e revisar juros conforme as regras contratuais. Também haverá isenção de mensalidade da cesta de serviços por três meses para quem não possuir outro benefício ativo.
Apoio a empresas
Empresas afetadas poderão pedir pausa de até três meses em contratos de investimento, capital de giro e microcrédito. No Girocaixa Fácil, o prazo de amortização poderá chegar a 30 meses, podendo alcançar 60 meses conforme a garantia apresentada.
Para aquisição de máquinas e equipamentos, será oferecida carência de até seis meses e prazo de até 60 meses para pagamento. Micro e pequenas empresas que possuam CDB Flex ou Progressivo poderão solicitar flexibilização para resgate das aplicações, desde que não haja bloqueios.
Crédito rural
Produtores rurais pessoa física poderão solicitar prorrogação de vencimentos em caso de frustração de safra, além de contratar novas operações mesmo com prorrogações ativas. Para pessoa jurídica, cooperativas e agroindústrias afetadas poderão requerer alongamento e prorrogação de prazos mediante comprovação.
Hospitais e Santas Casas
Santas Casas e hospitais, filantrópicos ou não, poderão pedir pausa de até 12 meses nas prestações. As parcelas poderão ser incorporadas ao final do contrato ou, conforme a modalidade, será permitido o pagamento apenas de juros no período.
Atendimento presencial
Um caminhão agência está em operação no município de Matias Barbosa, na Praça Central Peter H. Birkeland, das 10h às 16h, para reforçar o atendimento à população local.
As medidas têm validade exclusiva para municípios da Zona da Mata mineira com situação de emergência oficialmente reconhecida.
Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.