Os videogames passaram de um entretenimento simples, voltado para crianças de todas as idades para uma forma de arte e até mesmo esportes; com os chamados e-sports.
BonusFinder, o primeiro agregador mundial de ofertas para jogos online, realizou um estudo para medir empiricamente quais videogames geram mais estresse nos jogadores.Para fazer isso, foi analisada a frequência cardíaca de 14 jogadores durante sessões de meia hora.
De todos os videogames testados, Mario Kart provou ser o mais estressante, devido a gerar aumentos de 21 batimentos por minuto (BPM), em média, a frequência cardíaca de seus jogadores durante a sessão de 30 minutos. FIFA 2 é seguido de perto, com um aumento na frequência cardíaca de 20BPM.
Acesse nosso Canal de Games no Whatsapp
Siga nosso canal de Games no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades, dicas, e conteúdos exclusivos sobre seus jogos favoritos. Clique agora e não perca nada!
- Aproveite e confira os códigos Free Fire atualizados hoje
Para contextualizar as informações; a frequência cardíaca normal em qualquer homem ou mulher com mais de 10 anos de idade é de 60 batimentos por minuto (BPM), enquanto, em atletas de alto desempenho, o ritmo é mantido entre 60 e 40 BPM, portanto, um aumento de 21 BPM, como no caso do jogo Mario Kart, significa um aumento de 31,26% nas pulsações acima do nível de repouso.
Completando o top 5 desses jogos, você encontrará: Call of Duty: Warzone (ps4), Dark Souls 3 e Fortnite; enquanto os populares DOOM, Street Fighter V e Battlefield os seguem muito de perto.
O MAIS ESTRESSANTE
Embora seja verdade que o aumento da frequência cardíaca média durante cada sessão do jogo seja um bom indicador do estresse geral causado pelo videogame, esses dados não fornecem a foto completa.
Como os jogos online e single-player têm rodadas de eliminação, finais e picos de dificuldade, os aumentos máximos no BPM entre os participantes também foram rastreados e, assim, medem quais jogos geram os maiores picos de estresse.
Nesta seção, as lutas contra o chefe Darkeater Midir em Dark Souls III são as que geram os picos mais altos de batidas, com um aumento de 98,44% em relação à taxa de descanso inicial do grupo (de 64 BPM), o que mostra o quão desafiadoras as lutas individuais contra chefes podem ser neste videogame.
A segunda posição é ocupada por Fall Guys, um videogame lançado no ano passado que permite competir em uma verdadeira batalha online e multiplayer inspirada nos programas de televisão Total Wipeout, Takeshi’s Castle e It’s Knockout.
No final dos episódios de Fall Guys, a frequência cardíaca disparou para 127 BPM, quase o dobro da frequência de referência, representando um aumento de 95,31%. As pessoas realmente querem ganhar essas coroas!
O MAIS RELAXANTE
Nem tudo é estresse ao jogar online tentando superar estágios ou ganhar jogos. Neste estudo, também encontramos jogos que reduzem a frequência cardíaca e os níveis de estresse.
Por exemplo, Animal Crossing, The Sims e Skyrim reduziram a frequência cardíaca em até 5% em média durante as sessões de 30 minutos. Isso explicaria sua grande popularidade, já que, embora competir para ganhar jogos, pode ser muito divertido e gratificante, às vezes, depois de um dia duro de trabalho, os jogadores procuram relaxar, desestressar e explorar ambientes virtuais.