A Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo entra em operação nesta sexta-feira (3) com a abertura do trecho entre as estações João Paulo I e Perdizes, conectando as zonas norte e oeste da capital paulista.
Nesta fase inicial, o embarque será gratuito e o funcionamento ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h, exceto em feriados.
Embora o projeto completo preveja 15 estações, apenas seis estarão em funcionamento neste primeiro momento: João Paulo I, Freguesia do Ó, Santa Marina, Água Branca, Sesc-Pompeia e Perdizes.
A operação inicial contará com um trem por via e intervalo estimado de 13 minutos entre as viagens.
A Estação Água Branca permitirá integração com a Linha 7-Rubi da CPTM. Apesar de cada estação possuir mais de um acesso, apenas a entrada principal estará aberta durante o período inaugural.
A frota prevista para a Linha 6-Laranja é de 22 trens. Cada composição poderá transportar até 2.044 passageiros, com velocidade máxima de 90 km/h. Na operação comercial, a velocidade prevista será de 80 km/h.
Expansão da linha
Quando o projeto estiver concluído, a Linha 6-Laranja terá mais de 15 quilômetros de extensão e atenderá 15 estações com uma frota de 22 trens.
Segundo o Governo de São Paulo, o trajeto completo poderá reduzir o tempo de deslocamento, que hoje leva cerca de 1h30 de ônibus, para aproximadamente 23 minutos de metrô.
Além das seis estações inauguradas, a linha contará futuramente com Brasilândia, Maristela, Itaberaba-Hospital Vila Penteado, PUC-Cardoso de Almeida, FAAP-Pacaembu, Higienópolis-Mackenzie, 14 Bis-Saracura, Bela Vista e São Joaquim.
Também estão previstas integrações com a Linha 4-Amarela na estação Higienópolis-Mackenzie e com a Linha 1-Azul na estação São Joaquim.
Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.