A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) iniciou nesta segunda-feira (26) sua participação no III Seminário Internacional sobre Gestão para a Aprendizagem, em Sevilha, Espanha. O evento reúne gestores públicos, pesquisadores e especialistas de diversos países para discutir práticas inovadoras e estratégias de melhoria dos processos de aprendizagem.
O seminário é uma oportunidade para que Mato Grosso apresente sua experiência na gestão da educação estadual, compartilhando soluções voltadas à construção de ambientes colaborativos e ao aprimoramento de processos educacionais. A participação do Estado busca integrar referências globais às políticas públicas locais.
Segundo o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, estar presente em fóruns internacionais demonstra o compromisso de Mato Grosso com uma educação pública de qualidade. “Participar deste seminário reafirma que estamos à frente do nosso tempo, buscando práticas inovadoras que impactem diretamente a aprendizagem dos estudantes”, afirmou.
O encontro dá continuidade à iniciativa da Diretoria de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV DGPE), que iniciou em 2024 em Madri e teve a segunda edição em 2025, em Barcelona. A programação em Sevilha inclui nove painéis com especialistas da América, Europa e Ásia, abordando temas como inteligência artificial aplicada à educação, contribuições da neurociência, currículos pedagógicos de impacto e estratégias de liderança em contextos democráticos.
Além dos painéis, os participantes terão visitas técnicas no dia 28 de janeiro ao Colégio de Educação Infantil e Primária José Maria Del Campo (CEIP) e ao Instituto de Educação Secundária Carlos Haya (IES), ampliando o intercâmbio de experiências práticas entre redes de ensino.
O seminário é promovido pela FGV DGPE, em parceria com a Unesco, a Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), o Consed, o Consec e a Universidade Internacional de La Rioja (UNIR). Para o secretário Alan Porto, o evento fortalece a capacidade de análise e tomada de decisão no âmbito das políticas educacionais e reforça o compromisso de Mato Grosso com uma gestão moderna e baseada em evidências.
Segundo a Seduc-MT, a participação do Estado no seminário visa consolidar práticas inovadoras que possam ser aplicadas na rede estadual, promovendo melhorias concretas na aprendizagem dos estudantes e no desenvolvimento das escolas públicas.
Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.