O Seminário do Marco Zero PPSUS começou nesta segunda-feira (25), em Cuiabá, reunindo pesquisadores, gestores públicos e representantes de instituições parceiras para discutir pesquisas estratégicas voltadas ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso. A iniciativa é promovida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), em parceria com o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), conforme divulgado oficialmente pela fundação estadual.
O evento ocorre até terça-feira (26), no auditório da Escola Estadual Tecnológica da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), em Cuiabá. Conforme apurado pela reportagem, o encontro marca a etapa inicial obrigatória do Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS), responsável pelo financiamento de estudos científicos direcionados às demandas regionais da saúde pública.
Programa busca soluções regionais para o SUS
Durante o Seminário do Marco Zero PPSUS, os participantes discutem estratégias de monitoramento, execução e acompanhamento das pesquisas contratadas. A programação também inclui debates sobre inovação em saúde pública e formas de ampliar a produção científica regional para enfrentar desigualdades no acesso aos serviços de saúde.
Segundo a coordenadora-geral de Evidências e Pesquisa em Saúde do Ministério da Saúde, Patrícia de Campos Couto, o programa foi estruturado para atender às necessidades específicas de cada estado brasileiro.
“Esse programa olha para as necessidades de saúde de cada Estado e financia pesquisa para aquele Estado. A gente identifica as linhas prioritárias e apenas pesquisadores locais podem desenvolver os estudos. É um fomento muito voltado para a equidade no Brasil”, afirmou.
Mato Grosso participa pela sexta vez do PPSUS
De acordo com o Ministério da Saúde, esta é a maior edição já realizada do PPSUS desde a criação do programa. Os 27 estados brasileiros participam da iniciativa, incluindo o Distrito Federal. Esta é a sexta participação de Mato Grosso no programa.
Nesta edição, o estado contará com investimento de R$ 4 milhões destinados ao financiamento de pesquisas em saúde pública. Os recursos serão aplicados em projetos alinhados às demandas locais do SUS, incluindo estudos voltados à melhoria do atendimento e ao desenvolvimento de soluções para desafios regionais da saúde.
A coordenadora destacou ainda que o investimento em ciência é considerado estratégico para ampliar a eficiência das políticas públicas.
“O PPSUS é muito importante para iniciar pesquisas que futuramente poderão ser incorporadas ao sistema de saúde. Muitas delas já acabam sendo utilizadas localmente. A gente investe em pesquisa porque ela é fundamental para o avanço da saúde pública”, ressaltou Patrícia de Campos Couto.
Pesquisas devem impactar atendimento à população
Segundo a coordenadora de pesquisa científica da Fapemat, professora Livia Mondin, o objetivo do programa é garantir que o conhecimento científico produzido chegue efetivamente às unidades do SUS.
“Ao financiar pesquisas alinhadas às demandas de cada região, o programa busca garantir que o conhecimento científico produzido alcance diretamente hospitais, postos de saúde e unidades do SUS, beneficiando a população atendida pelo sistema público”, afirmou.
Dados do Ministério da Saúde apontam que o PPSUS é uma das principais políticas públicas de incentivo à pesquisa aplicada em saúde no país, priorizando soluções regionais e o fortalecimento da ciência local. Entre as áreas frequentemente contempladas estão atenção básica, doenças endêmicas, saúde da mulher, saúde indígena e inovação tecnológica aplicada ao SUS.
Especialistas avaliam que iniciativas como o Seminário do Marco Zero PPSUS ajudam a aproximar universidades, pesquisadores e gestores públicos, ampliando a aplicação prática das pesquisas na rede pública de saúde.
Quer acompanhar mais informações sobre ciência, saúde pública e investimentos em pesquisa em Mato Grosso? Continue acompanhando a cobertura regional.
Reportagem baseada em informações divulgadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Ministério da Saúde e coordenação do PPSUS.
Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.