O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, emitiu um comunicado urgente convocando doadores, especialmente do tipo O-, para reforçar os estoques na unidade central de Cuiabá. De acordo com a direção do órgão, os níveis atuais desse tipo sanguíneo são considerados críticos, o que coloca em risco o atendimento de emergências na rede pública de saúde.
Além do tipo O-, que é o doador universal, os tipos O+ e A- também entraram em estado de alerta. Conforme destacou o diretor da unidade, Fernando Henrique Modolo, a mobilização imediata de voluntários é a única forma de garantir que hospitais em todo o estado não sofram com o desabastecimento em procedimentos cirúrgicos e transfusões de emergência.
Atendimento ampliado e facilidades ao doador
Para facilitar a adesão, o hemocentro confirmou um horário especial de funcionamento. Além do atendimento regular de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h (sem intervalo para almoço), a unidade abrirá excepcionalmente neste sábado (18), das 7h30 às 12h. De acordo com informações do órgão, o agendamento prévio pode ser realizado via sistema online, telefone ou WhatsApp, evitando filas e aglomerações.
Como forma de incentivo e amparo legal, o banco de sangue fornece atestado médico para os doadores, documento que, segundo a legislação trabalhista, justifica a ausência no trabalho no dia da doação sem prejuízo ao salário. Para quem comparece mas, por critérios técnicos, não pode efetivar a coleta, é fornecido um comprovante de comparecimento.
Critérios para ser um doador
De acordo com as normas técnicas do MT Hemocentro, para salvar vidas através da doação é preciso cumprir requisitos básicos de segurança:
- Documentação: Apresentar documento oficial com foto;
- Peso e Idade: Ter ao menos 50 kg e idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam de autorização legal);
- Saúde: Estar em boas condições gerais, alimentado e descansado;
- Pós-coleta: Evitar álcool e atividades físicas intensas nas 12 horas seguintes.
A coleta média é de 450 ml, volume que o corpo humano repõe rapidamente, mas que pode salvar até quatro vidas. Segundo os dados da Secretaria de Estado de Saúde, a participação da população é o único motor que mantém o sistema funcionando, visto que não existe substituto sintético para o sangue humano. A reportagem, fundamentada em dados do MT Hemocentro, reforça que o estoque de segurança depende da regularidade das doações e não apenas de mobilizações esporádicas.
Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.