Cuiabá registra aumento de 10% nos casos de Leishmaniose Canina e vacina 10 mil pets em 2025

No que tange à Leishmaniose, o boletim confirmou 539 casos em cães e seis casos em humanos, resultando em um óbito.

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulgou o balanço consolidado de 2025 detalhando o cenário das zoonoses na capital. O relatório acende um alerta para o crescimento de 10,5% nos casos de Leishmaniose Visceral Canina em relação ao ano anterior e reforça a importância da vacinação antirrábica, que alcançou a marca de 10.462 animais imunizados no último ano.

A estratégia de controle da raiva contou com uma rede de apoio que incluiu a Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) e hospitais veterinários da UFMT e UNIC. Apesar do esforço preventivo, as unidades de saúde registraram 1.366 atendimentos a humanos por acidentes com animais, sendo que 17,8% desses casos foram graves, exigindo soro e vacina. Embora cães e gatos liderem os incidentes, animais silvestres como morcegos e macacos responderam por 21% das ocorrências.

No que tange à Leishmaniose, o boletim confirmou 539 casos em cães e seis casos em humanos, resultando em um óbito. A SMS enfatiza que a prevenção da doença depende diretamente da higiene ambiental para evitar a proliferação do mosquito-palha, enquanto a raiva — doença fatal e sem cura — deve ser combatida com a vacinação anual de todos os pets a partir dos três meses de idade.

Google Notícias
Siga o CenárioMT

Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.