Chuvas e frente fria devem mudar o tempo em São Paulo no fim de semana

A chegada de uma frente fria associada a um ciclone extratropical deve provocar mudanças no tempo em São Paulo, com previsão de calor intenso e pancadas de chuva isoladas.

A atuação de um ciclone extratropical no sul do país deve favorecer a formação de uma frente fria que alcança o estado de São Paulo no sábado (10) e no domingo (11). A condição aumenta a possibilidade de pancadas de chuva fortes e localizadas em diferentes regiões paulistas.

De acordo com a Defesa Civil, as áreas mais suscetíveis a temporais são as regiões próximas à divisa com o Paraná e parte da faixa leste do estado. Os episódios de chuva podem vir acompanhados de descargas elétricas, rajadas de vento e queda isolada de granizo.

Apesar da instabilidade, as temperaturas continuam elevadas em grande parte do território paulista, com leve redução ao longo do fim de semana. Na região metropolitana de São Paulo, os termômetros devem oscilar entre 21°C e 33°C. Já na Baixada Santista, as máximas podem atingir 35°C.

Calor persiste no interior

No interior e nas regiões norte e oeste, o calor segue intenso, com máximas próximas de 35°C em localidades como Araçatuba, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Vale do Paraíba e litoral norte. No Vale do Ribeira e em Itapeva, os termômetros podem chegar a 37°C. Em áreas mais elevadas, como a Serra da Mantiqueira, as mínimas ficam em torno de 15°C, com máximas que não ultrapassam 26°C.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas, a capital paulista deve enfrentar um fim de semana típico de verão, com sol predominante, calor e temperaturas acima dos 30°C.

Condição de verão

No sábado, o dia começa com sol e rápida elevação das temperaturas, que devem atingir cerca de 32°C à tarde. A umidade relativa do ar pode cair para 35%. Apesar do aumento de nebulosidade no fim do dia, não há previsão de chuva.

No domingo, o cenário se repete, com sol forte desde as primeiras horas, mínima próxima de 21°C e máxima acima de 32°C. A umidade do ar pode atingir índices mínimos de 32%, e o dia termina com variação de nuvens, sem indicação de chuva.

Google Notícias
Siga o CenárioMT

Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.