Prefeitura de Cuiabá inicia intervenção emergencial em abrigo de protetora para conter surto de cinomose

A equipe técnica reforçou que a cinomose é especialmente perigosa para filhotes e que a melhor forma de prevenção é a vacinação, que deve ser iniciada aos 45 dias de vida.

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Adjunta de Bem-Estar Animal, realizou uma vistoria técnica nesta quinta-feira (8) em um abrigo particular que abriga cerca de 40 cães adultos e diversos filhotes. A visita teve como objetivo diagnosticar as condições de saúde dos animais e conter um surto de cinomose, doença viral altamente contagiosa que já afeta dez animais no local e mantém outros oito internados.

Como medida imediata, o município definiu um plano de ação de sete dias, com visitas diárias de uma médica-veterinária para realizar o manejo clínico e orientar a tutora sobre a administração de medicamentos. Além do suporte técnico, a prefeitura forneceu 100 quilos de ração (para adultos e filhotes) e toda a suplementação vitamínica necessária para os animais em estado crítico.

Principais Medidas Adotadas:

  • Isolamento Sanitário: Orientação para a separação imediata entre animais sadios e doentes para evitar a propagação da cinomose.
  • Manejo Ambiental: Fornecimento de hipoclorito de sódio para desinfecção e entrega de um manual de Procedimentos Operacionais Padrão (POP) para limpeza.
  • Diagnóstico: Captura de duas cadelas com sintomas graves (secreção e tosse) para exames laboratoriais específicos.
  • Apoio Estrutural: Busca por parcerias com clínicas privadas para suporte contínuo e planejamento de futuras castrações.

A equipe técnica reforçou que a cinomose é especialmente perigosa para filhotes e que a melhor forma de prevenção é a vacinação, que deve ser iniciada aos 45 dias de vida.

A intervenção municipal busca estabilizar o quadro sanitário do abrigo e garantir a sobrevivência dos animais debilitados sob a guarda da protetora.

Google Notícias
Siga o CenárioMT

Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.