Operação Supplicium prende jovem e apreende adolescente por execução comandada por facção em Juara

Ação da Polícia Civil cumpriu ordens judiciais nesta terça-feira (26); alvos são investigados pelo homicídio de Robert Soares Mariano, ocorrido em março.

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta terça-feira (26), a Operação Supplicium. A ofensiva policial cumpriu mandados judiciais contra os suspeitos de executarem Robert Soares Mariano, de 35 anos, crime ocorrido no dia 15 de março deste ano, no bairro Residencial Bandeirantes, em Juara.

A ação resultou na prisão preventiva de um jovem de 19 anos e na internação provisória de um adolescente de 17 anos.

As investigações, conduzidas pela Delegacia de Juara, apontam que a vítima foi emboscada por criminosos em uma motocicleta e alvejada por diversos disparos de arma de fogo.

O inquérito policial identificou que o assassinato foi sumariamente decretado por lideranças de uma facção criminosa, motivado pela guerra por controle territorial entre grupos rivais que disputam pontos de tráfico de drogas no interior do estado.

Mandados judiciais e alvo foragido

Ao todo, as equipes policiais saíram às ruas para dar cumprimento a seis ordens judiciais expedidas de forma integrada pela 3ª Vara Criminal e pela 2ª Vara Cível da Comarca de Juara, após representação da autoridade policial e parecer favorável do Ministério Público Estadual (MPE-MT).

O balanço das ordens judiciais inclui:

  • Prisão Preventiva: Cumprida contra o suspeito maior de idade, de 19 anos;

  • Internação Provisória: Despachada contra o menor de 17 anos, investigado por ato infracional análogo aos crimes de homicídio qualificado e organização criminosa;

  • Foragido: Um terceiro indivíduo, que também figurava como alvo de mandado de prisão na operação, não foi localizado em seus endereços e passa a ser considerado foragido da Justiça.

Flagrante de tráfico na casa de menor infrator

Durante o cumprimento das buscas domiciliares em uma residência no bairro Jardim Primavera, os investigadores localizaram um ponto de armazenamento de entorpecentes mantido pelo adolescente apreendido. No local, foram apreendidos:

  • 17 porções de pasta base de cocaína já embaladas e prontas para a comercialização varejista;

  • 24 embalagens plásticas vazias (estilo zip lock), utilizadas para o fracionamento químico da droga;

  • Petrechos diversos e materiais de contabilidade ligados ao comércio ilícito.

Interrogado na presença dos agentes, o adolescente assumiu a propriedade do material e revelou que comercializava cada porção de pasta base pelo valor fixo de R$ 50. Em razão do achado, além do mandado de internação pelo homicídio, ele foi autuado em flagrante por ato infracional análogo ao tráfico de drogas.

Origem do nome da operação e forças empenhadas

Segundo a Polícia Civil, o termo em latim “Supplicium” faz referência histórica a punições extremas e corporais, em uma alusão direta à forma violenta e sem direito à defesa como a execução foi praticada pelo tribunal do crime da facção.

A operação integrada contou com o suporte operacional de investigadores e viaturas da Delegacia de Porto dos Gaúchos, agilizando o cerco nos bairros periféricos de Juara. A Diretoria de Interior informou que os trabalhos de inteligência prosseguem para capturar o terceiro envolvido e identificar possíveis mandantes do crime.

Google Notícias
Siga o CenárioMT

Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.