Mato Grosso registrou um dos maiores avanços no Índice de Crianças Alfabetizadas na Idade Certa em 2023, ocupando a terceira posição no ranking nacional de estados que mais progrediram no processo de alfabetização. O estado saltou de 22% de crianças alfabetizadas na idade certa em 2021 para 55% em 2023, superando a meta de 52% estipulada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT).
Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) em uma reunião realizada em Brasília, em maio deste ano, e mostram que Mato Grosso subiu da 20ª para a 11ª posição no cenário nacional, destacando-se como um exemplo de sucesso na educação básica.
O programa Alfabetiza MT, lançado em 2021, desempenhou um papel fundamental no avanço da alfabetização em Mato Grosso, especialmente no cenário pós-pandemia. Em 2022, o programa já havia sido implementado em todos os municípios do estado, alcançando mais de 25 mil gestores e professores da educação infantil e de alfabetização com formações específicas.
Além disso, mais de 233 mil estudantes e professores do 1º e 2º anos receberam material didático complementar, contribuindo para melhorar os índices de alfabetização. O programa também inclui a criação de metodologias e materiais didáticos, fortalecendo a alfabetização em sala de aula.