Programa Educacional de Resistência às Drogas forma 240 alunos da rede municipal em Lucas do Rio Verde

Cerimônia realizada nesta quarta-feira (1º) marcou o encerramento das atividades realizadas pelos alunos do 7º ano da Escola Olavo Bilac, conduzidas pelo soldado da PM Alex Porto

“Foi muito bom participar do Proerd e conhecer mais sobre como os policiais atuam. Desde o começo, eles sempre nos ensinaram a dizer não às drogas e às bebidas alcóolicas”, relatou Igor Marcelino, um dos 240 estudantes do 7º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Olavo Bilac, de Lucas do Rio Verde, que se formou no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), nesta quarta-feira (1º).

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Educação, e a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso.

A cerimônia foi realizada no ginásio da escola e reuniu autoridades como a secretária de Educação, Elaine Lovatel, o comandante do 13º Comando Regional da PM, Major Pazim, representantes da Câmara Municipal, além das famílias e profissionais de educação da unidade de ensino.

“A vida é feita de escolhas, e o Proerd prepara os nossos alunos para um futuro mais seguro, um futuro melhor, voltado para o trabalho e para o seu projeto de vida. É uma grande satisfação e alegria estar aqui hoje na formatura desses estudantes, que, com certeza, terão um diferencial em suas vidas a partir dos conhecimentos adquiridos no Programa. Trata-se da escolha pelo caminho do bem, de se preparar, compreender as consequências e resistir às drogas”, destacou o prefeito Miguel Vaz.

Realizado há cerca de 23 anos em Lucas do Rio Verde, o Proerd tem como principal objetivo desenvolver, desde cedo, habilidades para saúde e segurança pessoal das crianças e adolescentes, bem como para resolução de problemas.

Dentre os assuntos abordados nas atividades desenvolvidas estão: os tipos de drogas e seus perigos; técnicas para resistir às pressões dos colegas; autocontrole; como avaliar riscos e consequências; como tomar decisões seguras e responsáveis; comunicação eficiente, a resistência ao bullying e a valorização da vida.

“Na faixa etária do 7º ano, eles já aprendem muito por meio da observação e precisam ter um ponto de referência. Nesse sentido, criamos uma cartilha específica para auxiliá-los a lidar com as situações do dia a dia e a encontrar essa referência. Também trabalhamos com teatro, atividades em sala de aula e aquelas que eles desenvolvem em casa. É muito importante que a família esteja junto para fortalecer o nosso trabalho”, explicou o soldado e instrutor do Proerd, Alex Porto.

Como forma de reconhecimento por toda a dedicação durante as atividades desenvolvidas ao longo do programa, os oito melhores alunos foram premiados. Também foi realizada a entrega simbólica dos certificados para os formandos.

O tradicional juramento, no qual os estudantes se comprometem com uma vida longe das drogas e da violência, foi conduzido pela aluna Soraya Amorim.

Letícia Neres, mãe do aluno Pedro Henrique, compartilha o orgulho de ver o filho repassando a outras pessoas as lições que aprendeu. “Vi muito esforço da parte do meu filho; ele estava muito engajado com o programa e ansioso por esse dia. Todo o conhecimento que ele adquiriu, ele levou para casa, para os amigos e até para os nossos vizinhos. Eu sinto muito orgulho.”

Para fechar o evento com chave de ouro, o mascote do programa, o leão Daren, marcou presença, convidando todos os estudantes a acompanhá-lo na animada coreografia da Canção do Proerd. (com Ascom Prefeitura/Camilly Barros)

Google Notícias
Siga o CenárioMT

Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.