Barricadas viram crime em projeto aprovado pelo Senado

Senadores aprovaram proposta que criminaliza o uso de barricadas para facilitar delitos, e o texto retorna para a Câmara para nova avaliação.

Fonte: CenárioMT

Barricadas viram crime em projeto aprovado pelo Senado
Barricadas viram crime em projeto aprovado pelo Senado - Foto: Divulgação/PMRJ

O Senado aprovou o projeto de Lei 3191/24 que criminaliza o uso de barricadas para facilitar ou encobrir práticas ilícitas. A iniciativa modifica o Código Penal e prevê punição específica para quem bloquear vias públicas ou privadas com esse objetivo.

Como o texto foi alterado pelos senadores, a proposta volta para a Câmara dos Deputados para nova análise. Se for encaminhada à sanção presidencial, a conduta passará a ser classificada como crime contra a administração da Justiça.

[Continua depois da Publicidade]

O projeto estabelece pena de três a cinco anos de prisão, além de multa, para quem obstruir ruas com barricadas ou outros obstáculos, dificultando a circulação de pessoas, bens ou serviços, ou a atuação das forças de segurança.

A norma, porém, exclui manifestações sociais e políticas, como passeatas, greves e reuniões públicas, desde que voltadas à reivindicação de direitos. Segundo o relator, senador Carlos Portinho (PL-RJ), esse tipo de mobilização não se enquadra no crime, pois não visa promover ou ocultar práticas ilícitas.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Avatar photo
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.