Barricadas viram crime em projeto aprovado pelo Senado

Senadores aprovaram proposta que criminaliza o uso de barricadas para facilitar delitos, e o texto retorna para a Câmara para nova avaliação.

Fonte: CenárioMT

Barricadas viram crime em projeto aprovado pelo Senado
Barricadas viram crime em projeto aprovado pelo Senado - Foto: Divulgação/PMRJ

O Senado aprovou o projeto de Lei 3191/24 que criminaliza o uso de barricadas para facilitar ou encobrir práticas ilícitas. A iniciativa modifica o Código Penal e prevê punição específica para quem bloquear vias públicas ou privadas com esse objetivo.

Como o texto foi alterado pelos senadores, a proposta volta para a Câmara dos Deputados para nova análise. Se for encaminhada à sanção presidencial, a conduta passará a ser classificada como crime contra a administração da Justiça.

O projeto estabelece pena de três a cinco anos de prisão, além de multa, para quem obstruir ruas com barricadas ou outros obstáculos, dificultando a circulação de pessoas, bens ou serviços, ou a atuação das forças de segurança.

A norma, porém, exclui manifestações sociais e políticas, como passeatas, greves e reuniões públicas, desde que voltadas à reivindicação de direitos. Segundo o relator, senador Carlos Portinho (PL-RJ), esse tipo de mobilização não se enquadra no crime, pois não visa promover ou ocultar práticas ilícitas.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Avatar photo
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.