A Assembleia Legislativa realizou a sessão especial “Ciclo de Palestras Pela Conscientização e Inclusão Social da Pessoa Surda” na tarde desta quinta-feira (30). No dia 30 de setembro, é celebrado o Dia Internacional do Surdo e o Dia dos Tradutores e Intérpretes de Libras.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), fez a entrega de placas de bons préstimos pelos trabalhos prestados à pessoa surda e de moções de aplausos para as pessoas homenageadas. Entre os agraciados com a placa estão a secretária de Assistência Social e Cidadania do estado, Rosamaria de Ferreira Carvalho, e a secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Priscilla Roberta Gaspar de Oliveira. Já as moções de aplauso foram entregues aos intérpretes da Central de Interpretação de Libras (Cil).
No discurso de abertura do evento, Russi falou de proposta de sua autoria (PL nº 40/2020) que regulamenta a profissão de tradutor e intérprete de Libras. “O projeto também propõe que os poderes executivo, legislativo e judiciário e todos os órgãos da administração deverão disponibilizar o serviço de um tradutor intérprete de libras para garantir acessibilidade”, destacou o parlamentar.
O deputado Wilson Santos (PSDB) também lembrou de outros projetos que tramitam na Casa que buscam atender a demandas das pessoas surdas. A obrigação de que bancos ofereçam a opção de o surdo se comunicar com a Língua Brasileira de Sinais e a criação de medidas para garantir acessibilidade dos surdos em cargos ou empregos públicos são o objetivo de algumas propostas citadas pelo deputado.
O evento, que contou com participação da comunidade surda, representantes da UFMT e dos poderes executivo e judiciário, foi encerrado após apresentação das palestras “Os Direitos da Pessoa Surda como Cidadã”, “Benefício Assistência à Pessoa Surda LOAS/BPC”, “Acessibilidade no Mercado de Trabalho para a Pessoa Surda” e “Apresentação da Central de Interpretação de Libras”. Os participantes puderam tirar dúvidas sobre direitos e funcionamento de benefícios.