O modelo de gestão e ressocialização de pessoas privadas de liberdade adotado pelo Sistema Penitenciário de Mato Grosso tem chamado a atenção de gestores prisionais de todo o país. O estado é reconhecido por implementar uma política que foca na eficiência, na transformação social e, sobretudo, na gestão integrada entre diferentes instituições.
O presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça e secretário de Justiça do Espírito Santo, Rafael Pacheco, avaliou que Mato Grosso tem demonstrado que a ressocialização é uma política pública eficiente e possível de ser realizada.
Outro ponto forte do modelo é a oferta estruturada de atividades laborais. O diretor-geral da Polícia Penal de Goiás, Josimar Pires, ressaltou a importância das oficinas internas e das parcerias com o setor produtivo.
Como parte da programação da 16ª reunião do Conselho Nacional dos Secretários, uma comitiva de secretários de Justiça, Direitos Humanos e Administração Penitenciária realizou uma visita técnica à Penitenciária Central do Estado (PCE), a maior unidade prisional de Mato Grosso.
Os gestores puderam conhecer de perto o raio de segurança máxima e a fábrica de soluções de engenharia, onde os reeducandos atuam na produção de estruturas pré-moldadas. Segundo o secretário de Justiça de Mato Grosso, Vitor Hugo Bruzulato, mais de 100 reeducandos trabalham na confecção dessas estruturas, que são utilizadas em diversas obras públicas.
Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.