Hoje, segunda-feira (14), celebra o Dia Nacional da Pecuária

Fonte: CenárioMT

pecuaria 03
Karla Neto

Nesta segunda-feira (14), é celebrado o Dia Nacional da Pecuária, destaca-se a importância desse setor fundamental para a sociedade e a economia brasileira.

É uma atividade econômica voltada para a criação de animais. As atividades pecuárias correspondem à criação e comercialização de animais diversos, como frangos, porcos e bois.

A origem do termo pecuária, na língua latina, remete justamente à criação de animais, no caso específico dessa terminologia, criação de gado. Sendo assim, é um importante ramo da economia, em especial, por propiciar o abastecimento de alimentos para a população. Ademais, a pecuária também fornece matéria-prima para a indústria, como couro e lã.

Conforme o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Brasil tem 66% das terras conservadas e a tecnologia na área agropecuária tem permitido produzir cada vez mais usando uma área menor. Prova disso são os sistemas de integração, desenvolvidos pelo Mapa, por meio da Empresa Brasileira de Pesquisa.

Agropecuária (Embrapa) para ampliar o reflorestamento e, ao mesmo tempo, promover a recuperação de pastagens degradadas. Agregam diferentes sistemas produtivos, como os de grãos, fibras, carne, leite e agroenergia. A integração, além de reduzir a abertura de novas áreas para fins agropecuários, diminui o uso de agroquímicos e o passivo ambiental.

Esta é uma data muito importante, pois essa atividade é bastante expressiva para o Brasil, já que traz desenvolvimento ao nosso país, expande mercados e é responsável pelo alimento saudável de cada dia, além de muitos outros produtos que vem se desenvolvendo ao longo do tempo, como a produção de produtos para o vestuário.

De acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas o rebanho bovino do nosso país possui 215,2 milhões de cabeças de gado e vem registrando crescimento constante. E a pecuária vai muito além dos bois e vacas. Temos também rebanhos suínos (porcos), ovinos (ovelhas e carneiros), caprinos (cabras e bodes), equinos (cavalos), muares (mulas), asininos (jumentos) e bubalinos (búfalos). Isso sem contar no efetivo galináceo (galos, galinhas, frangos etc) e na produção de ovos e leite.

Falando especificamente sobre pecuária leiteira, esta também é muito expressiva no Brasil. Nosso país produz cerca de 35 bilhões de litros de leite ao ano, envolvendo a atividade de 1,2 milhão de estabelecimentos rurais, com cerca de 5 milhões de brasileiros. Enquanto grande parte da produção do leite é voltada para o consumo interno, a pecuária de corte brasileira passou a ser a maior exportadora mundial.

Aproveitando o bom momento vivido pela agropecuária, vale ressaltar que os leilões de animais possuem grande impacto na movimentação financeira do setor anualmente. Além dos chamados leilões de elite, onde são comercializados os animais voltados para reprodução e melhoramento genético, as vendas também crescem nos leilões de gado de corte, gado leiteiro, asininos e sêmens.

Não podemos deixar passar em branco essa data tão relevante, é preciso festejar essa atividade essencial ao nosso Brasil que traz desenvolvimento para o grande e pequeno produtor.