Nesta quinta-feira (10), é celebrado o Dia da Honestidade, uma das virtudes mais valiosas que existem, não só pelo que ela significa em si, mas pelo que representa para quem a tem como princípio de vida. Ser honesto, antes de tudo, requer sinceridade e autenticidade consigo próprio.
A honestidade é a garantia de uma vida tranquila e plena em harmonia. Evite machucar os corações das pessoas. O veneno da dor causada a outros, retornará a você. Seja sincero e verdadeiro em todas as situações. A honestidade é o grande teste para a nossa herança do universo.
Honestidade é a palavra que indica a qualidade de ser verdadeiro: não mentir, não fraudar, não enganar.
Quanto à etimologia, a palavra honestidade tem origem no latim honos, que remete para dignidade e honra.
A honestidade pode ser uma característica de uma pessoa ou instituição, significa falar a verdade, não omitir, não dissimular.
O indivíduo que é honesto repudia a malandragem e a esperteza de querer levar vantagem em tudo.
Honestidade, de maneira explícita, é a obediência incondicional às regras morais existentes.
Existem alguns procedimentos para alguns tipos de ações, que servem como guia, como referência para as decisões. Exercer a honestidade em caráter amplo é muito difícil, porque existem as convenções sociais que nem sempre espelham a realidade, mas como estão formalizadas e enraizadas são tidas como certas.
Para muitos, a pessoa honesta é aquela que não mente, não furta, não rouba, vive uma vida honesta para ter alegria, paz, respeito dos outros e boas amizades. Atualmente, o conceito de honestidade está meio deturpado, uma vez que os indivíduos que agem são corretamente chamados de “caretas”, ou são humilhados por outros.
Há todo momento tentamos fazer o que é certo dentro daquilo que cada um acredita, mas determinadas situações precisam passar por um filtro muito complexo, já que outros valores podem se chocar e dificultar as tomadas de decisão.
É nessa hora que precisamos analisar tudo ao nosso redor, respirar fundo e ter plena consciência das escolhas que faremos (elas poderão ter reflexo no dia a dia de outras pessoas).