Quando contratamos um plano de internet, espera-se que a qualidade e velocidade da conexão seja estável a todo momento, mas isso nem sempre acontece, não é mesmo?
Para ter certeza que a qualidade do seu sinal caiu, você pode fazer um teste de velocidade, ele é gratuito e pode ser encontrado em vários lugares, como no link acima.
Nesse post, vamos falar mais sobre o teste de velocidade e também como melhorar a qualidade do seu sinal. Confira!
Como testar a velocidade da internet?
você mesmo pode iniciar os testes e ver como está a qualidade da sua internet.
O link que está acima é um dos principais testes do mercado, e vai atestar, de forma rápida, como está a velocidade da sua conexão.
Se a velocidade estiver abaixo da contratada, você tem duas alternativas para resolver o seu problema: baixar o app de suporte da sua operadora ou ligar direto para a Central de Atendimento dela.
Hoje, todas as grandes operadoras, como Vivo, Oi e TIM, oferecem aplicativos gratuitos, que ajudam em tarefas simples dos seus clientes, como melhorar o sinal de internet.
Agora, se prefere ligar para o suporte, na expectativa de resolver o seu problema mais rápido, também é uma alternativa. Só recomendamos que entre em contato fora do horário de pico, já que o melhor momento é entre 8h e 11h da manhã.
Veja aqui os contatos de SAC das operadoras:
- Claro: 1052
- NET: 106 21
- SKY: 106 11
- TIM: 1056
- Oi: 1057
- Vivo: 1058
Como melhorar o sinal da minha internet?
Se a sua internet está realmente lenta, você pode tomar algumas ações para tentar melhorar a qualidade da sua conexão.
Reinicie o roteador: é a ação mais básica, mas costuma ser eficaz. Desligue o aparelho, espere por 20 segundos e ligue ele novamente.
Posicione o modem Wi-Fi em uma área adequada: para que o sinal seja mais forte, o melhor é deixar o aparelho em uma área centralizada da casa, de preferência em um lugar alto. Dessa maneira, o alcance do Wi-Fi é maior e tende a ser melhor.
Verifique a frequência que sua conexão está: essa uma solução que ajuda bastante quem mora em condomínios. Quando o técnico vai instalar a internet, muitas vezes coloca todos os modems em uma mesma frequência, o que o prejudica o sinal, porque estão todos em um espaço próximo. Com isso, trocando o canal de frequência, a ideia é que que a qualidade da sua conexão melhore bastante.