NVIDIA expande benefícios do DLSS 4 para GPUs RTX mais antigas

Fonte: CenárioMT

NVIDIA expande benefícios do DLSS 4 para GPUs RTX mais antigas
Créditos: Divulgação / Nvidia

A NVIDIA lançou nesta semana as primeiras GPUs da série RTX 50XX, trazendo consigo inovações como o DLSS 4 e o Multi Frame Generation, tecnologia que promete revolucionar o desempenho gráfico. No entanto, a empresa garantiu que os usuários de GPUs RTX de gerações anteriores não ficarão totalmente de fora das novidades.

A gigante da tecnologia anunciou a implementação das Redes Transformers, um componente chave do DLSS 4, em diversas tecnologias já existentes, como o DLSS Ray Reconstruction, DLSS Super Resolution e o DLAA. Essa mudança arquitetônica, que substitui as Redes Neurais Convolucionais (CNNs), visa aprimorar significativamente a qualidade da imagem, oferecendo maior estabilidade temporal, redução de artefatos (“fantasmas”), detalhes mais nítidos em movimento e bordas mais suaves. Com essa atualização, todas as placas RTX a partir da série 2000 serão beneficiadas.

Em comunicado oficial, a NVIDIA enfatizou que os usuários GeForce RTX poderão desfrutar do novo DLSS Ray Reconstruction baseado em transformador, além do DLSS Super Resolution e DLAA, em um catálogo crescente de mais de 50 jogos e aplicações. A empresa destaca que, em conteúdos com uso intensivo de ray tracing, o novo modelo de transformador para Ray Reconstruction proporciona um salto na qualidade de imagem, com melhorias notáveis em cenas com iluminação complexa.

Enquanto os proprietários de placas RTX 40 terão acesso a quase todos os recursos do DLSS 4, com a exceção do Multi Frame Generation, usuários com GPUs RTX 30 e RTX 20 receberão três dos cinco componentes do DLSS 4: DLSS Ray Reconstruction, DLSS Super Resolution e Deep Learning Anti-Aliasing (DLAA).

Ainda não há dados concretos sobre o ganho de desempenho proporcionado por essas atualizações em GPUs mais antigas. Contudo, a iniciativa da NVIDIA de estender os benefícios do DLSS 4 para gerações passadas demonstra um compromisso em não forçar uma atualização imediata por parte dos usuários.