O Vírus do Papiloma Humano ou HPV, é a doença sexualmente transmissível mais comum na população, e é que quase todas as pessoas sexualmente ativas irão contraí-lo em algum momento de suas vidas, de forma isolada ou recorrente.
Existem mais de 200 tipos de HPV, que podem ser classificados de acordo com o risco que geram no organismo. Enquanto as de menor impacto podem causar o aparecimento de verrugas na região genital, boca ou garganta, existem pelo menos 20 que podem ser responsáveis por vários tipos de câncer.
O sistema imunológico geralmente controla as infecções por HPV para que não evoluam para o câncer, mas às vezes o vírus de alto risco persiste, causando alterações nas células. Se essas alterações não forem tratadas, elas pioram com o tempo e se transformam em câncer.
Em geral, o principal fator de contágio é o contato sexual. Sendo um vírus que afeta a pele, o preservativo não é um sistema de proteção totalmente eficaz, pois não cobre toda a área genital que pode ser afetada pelo HPV.
Leia também: Câncer colorretal: os 4 sinais de que você pode estar em risco de desenvolver a doença, de acordo com um estudo
Quais são os sintomas do Vírus do Papiloma Humano?
O principal problema é que a maioria dos casos são assintomáticos, ou seja, não manifestam efeitos visíveis no portador, por isso é fundamental a realização de exames preventivos. Embora o HPV esteja associado ao câncer cervical em mulheres, os homens também podem contraí-lo.
Além das verrugas, existem poucos sinais que podem alertar para o contágio, porém, quando são geradas lesões pré-cancerosas ou quando o HPV se torna câncer, podem ser gerados alguns sintomas como coceira, sangramento, dor ou glândulas inchadas .
Tipos de câncer que o HPV pode causar
Conforme detalhado pelo Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, os cânceres relacionados ao HPV são os seguintes:
Câncer cervical
O HPV causa quase todos os cânceres cervicais. Testes de triagem regulares, como o Papanicolau, são essenciais para que os especialistas identifiquem as células afetadas e as removam antes que se tornem cancerígenas.
Câncer de orofaringe
Grande parte dos cânceres que surgem na garganta, seja nas amígdalas ou no dorso da língua, são causados pelo HPV. Entre os sintomas mais comuns está o aparecimento de um caroço no pescoço e dor de garganta.
Câncer anal
O HPV causa 90% dos cânceres desse tipo, que é duas vezes mais comum em mulheres do que em homens. Alguns sinais que podem indicar esta condição são sangramento do ânus ou reto, ou uma massa perto do ânus.
Câncer de pênis
Embora seja um tipo raro de câncer, a infecção pelo HPV aumenta o risco de formação de células cancerígenas nos tecidos do pênis. Quando isso acontece, podem aparecer feridas, secreção e sangramento.
Câncer vaginal
A idade avançada e a infecção pelo HPV são os principais fatores de risco para o câncer vaginal, que causa dor, corrimento e sangramento anormal.
Câncer vulvar
O HPV causa cerca de metade dos casos de câncer vulvar, que geralmente se forma nos lábios da vagina ou nas laterais da abertura vaginal. Os sintomas incluem coceira, dor na área vulvar, aparecimento de nódulo ou úlcera e sangramento.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!