Como controlar a fome? A fome nada mais é do que uma necessidade fisiológica que lhe diz que o corpo precisa repor os nutrientes .
O sinal mais claro é o vazio no estômago, mas às vezes essa sensação não corresponde a uma fome real.
Leia também: Alimentos que saciam a fome de forma mais saudável
Descobrir o que te leva a abrir a geladeira mesmo que não devesse e aprender a controlá-la é vital para que o peso não dispare.
POR QUE A FOME É DESENCADEADA?
As razões pelas quais você pode comer sem fome real são variadas e às vezes insuspeitadas: falta de luz natural, pouco sono ou viver sempre sob estresse podem abrir o apetite.
Também alguns medicamentos como corticosteróides, antialérgicos ou antidepressivos podem causar alterações hormonais que estimulam o apetite mais do que o normal.
COMO CONTROLAR A FOME
Para controlar a fome , você achará muito útil colocar em prática as dicas que sugerimos abaixo.
Tenha um bom café da manhã
Pular a primeira refeição do dia, ou baseá-la em produtos de pastelaria industrializados , ricos em gordura e açúcar (que o corpo assimila rapidamente), favorece a sensação de desânimo a meio da manhã. E, para compensar, você tenderá a comer alimentos muito calóricos.
- Lembre-se que o café da manhã ideal deve incluir um laticínio, um cereal e uma fruta.
Tenha cuidado com certos aditivos
Alguns deles, como o seguinte, podem abrir o apetite. Acostume-se a ler os rótulos dos produtos que vai levar.
- aspartame. É um conhecido adoçante não calórico que é encontrado em centenas de produtos e, embora seja considerado seguro para a saúde, em algumas pessoas causa dores de cabeça, problemas gastrointestinais e também aumenta a sensação de fome.
Glutamato monossódico. Este aminoácido essencial está envolvido na regulação da fome e saciedade. Quando você o toma através de alimentos proteicos, as doses são equilibradas e saudáveis. O problema é se for ingerido na forma de aditivo alimentar (é usado em molhos, batatas fritas…) porque não há limites estabelecidos pelas autoridades de saúde e, se for abusado, abre a fome vorazmente.
Comece a usar a Escala da Fome
Com esta Escala de Fome você diferenciará a verdadeira fome física daquela que está apenas na sua cabeça. Quando você sentir vontade de comer (mesmo que já tenha comido) , marque onde você sente entre 1 e 10.
- muito faminto e fraco
- Irritado e ansioso
- Com muita fome, o estômago “ronca”
- com alguma fome
- nem com fome nem cheio
- Um pouco cheio, mas comeria mais
- Cheio. não estou mais com fome
- Um pouco desconfortável por ter comido demais
- cheio e pesado
- meu estômago dói de comer
RESULTADOS
-O ideal é comer quando tiver entre 3 e 4 anos.
-Não é bom esperar apontar o número 1 para comer e se você estiver acima do número 5 ou 6 , deve ter em mente que certamente sua fome é psicológica, não é real.
Quando você achar que está com fome, beba
Muitas vezes a necessidade de beber é confundida com fome , e isso faz com que você acabe comendo mais quando na realidade o que seu corpo precisa para funcionar é água e não comida sólida.
Para evitar excessos, tente beber água antes das refeições. A ingestão de líquidos produz uma sensação de saciedade, portanto, se você beber um copo antes de comer ou quando sentir vontade de lanchar entre as refeições, ajuda a reduzir a quantidade de alimentos que ingere e, consequentemente, as calorias.
Também é uma boa solução começar as refeições com uma xícara de caldo caseiro com baixo teor de gordura. Acalme o apetite inicial e evite comer grandes quantidades do próximo prato.
Tente aproveitar a luz natural
Você deve ter notado que no outono e no inverno, o corpo nos pede para comer pratos mais fortes do que no verão. Vários estudos mostraram que apenas uma hora extra de luz natural por dia reduz a necessidade de comer alimentos calóricos.
- E é que a luz aumenta a produção de serotonina, um neurotransmissor que regula o humor e evita que o apetite fique fora de controle.
Mas, além disso, a luz natural também ajuda a evitar problemas como depressão, insônia, deficiência de vitaminas ou fadiga visual.
Use um garfo grande e um prato pequeno.
Não se sirva em porções muito grandes porque, mesmo que você já tenha comido o suficiente, com certeza vai acabar com tudo no prato. Além disso, tente usar pratos menores e talheres maiores.
- De acordo com professores da Universidade de Utah (EUA), há um intervalo de tempo entre o momento em que uma pessoa comeu o suficiente e o momento em que seu estômago está cheio. Para determinar o último, o cérebro analisa elementos externos. E recebe o sinal de ter comido mais se os talheres forem grandes ou o prato estiver vazio.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!