Além de muito apelativos pelas suas cores e cheiros intensos, as frutas vermelhas são bastante saborosos e versáteis, podendo incluí-los em qualquer refeição do dia — de manhã à noite. Se só consegue imaginá-las misturadas com aveias, fique a saber que são ideais para servir como aperitivos no lugar dos tradicionais pratos de amendoins salgados e batatas fritas.
Se quiser ir mais além, pode usá-los para enriquecer os cozinhados, já que a sua acidez complementa na perfeição os sabores fortes como a carne de pato, por exemplo, servindo também como elemento decorativo ou para dar sabor às saladas. Nas sobremesas, basta colocar um punhado destas frutas por cima de um gelado, iogurte ou tarte.
“Quem ingere uma quantidade considerável de frutas vermelhas tem uma menor incidência de doenças coronárias e de alguns tipos de câncer”
Melhor do que isto, só mesmo o fato de fazerem bem à saúde. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), quem ingere uma quantidade considerável de frutas e verduras, incluindo, os frutos vermelhos, tem uma menor incidência de doenças coronárias e de alguns tipos de cancro.
Leia também: Devo comer as cascas das frutas?
O risco de obesidade é também menor em quem opta por consumir regularmente estes alimentos vegetais. Como se não bastasse, são alimentos ricos em fibra, vitaminas, minerais e antioxidantes, ajudando a combater o temido envelhecimento celular. E há um benefício para cada fruto!
Mais longevidade
Os frutos silvestres (amoras, groselha, framboesa) estão carregados de características antioxidantes, favorecendo a saúde e o combate a doenças degenerativas.
Reforçar as defesas
Apenas 100 gramas de groselhas frescas proporcionam mais de metade da DDR de vitamina C. A elevada acidez destas bagas vermelhas desaparece se forem cozinhadas, sem que percam as suas propriedades nutritivas que tão bem nos fazem.
Mais fibra
Na generalidade, a fruta é sempre uma boa fonte de fibra. Mas há variedades que se destacam e o morango é uma delas. Além de ser rico em vitamina C, contém boas doses de fibra e muita água.
Melhora a pele
Uma colherada de amoras proporciona um sabor especial às suas papas de aveia. Mas não só: as amoras contêm vitamina E, um antioxidante que limita os danos causados pelos raios ultravioleta (mas engana-se se pensa que isso implica deixar de usar protetor solar todos os dias).
Sem má digestão
O mirtilo é uma baga de tom azul-acinzentado que, devido às suas características em termos de pH, parece contribuir para regular a acidez no estômago. Apesar de pequeno, é rico em vitaminas B e C e oferece boas quantidades de ferro, cálcio, potássio, magnésio e zinco. Possui também antocianinas (fitoquímicos flavonoides com um efeito antioxidante e anti-inflamatório).
Combate ao câncer
Pequenas, de cor vibrante, saborosas e com poucas calorias, as framboesas são aliadas
da boa saúde, não só pelos nutrientes que têm (como a vitamina B6), mas também por terem uma ação anticâncer. No início de 2012, cientistas da Universidade de Clemson, EUA, descobriram que a aplicação direta de extratos de framboesa em células cancerígenas do estômago, do cólon ou da mama resultava na sua diminuição. Este estudo tem agora servido de base para outras investigações.
Menos depressões
Uma generosa fatia de tarte de mirtilos é o remédio ideal para superar um mau dia.
Por serem ricos em vitamina B9 (ácido fólico), os mirtilos assumem-se como bons aliados no combate à depressão. Por serem antioxidantes, são ainda bons no combate aos radicais livres e stress oxidativo.
Absorção de ferro
As groselhas pretas são uma das fontes mais ricas em vitamina C, sendo ótimas aliadas para uma refeição vegetariana, aumentando a absorção do ferro. São ainda ricas em vitamina A, vitamina E e cálcio.
Proteção máxima
Apenas 100 gramas de groselhas vermelhas aportam a DDR de vitamina C, essencial às células do organismo. Tal inclui os ossos, os dentes, as gengivas, os ligamentos e os vasos sanguíneos. Ainda que durante o processo de confecção percam parte das suas proprie
dades, estas frutas vermelhas possuem ferro, potássio e fibra. Opte por usá-las como topping fresco de um iogurte, por exemplo.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!