Quer descobrir quais são os melhores remédios caseiros com aloe vera?

Fonte: CENÁRIOMT

Quer descobrir quais são os melhores remédios caseiros com aloe vera?
Quer descobrir quais são os melhores remédios caseiros com aloe vera? FOTO:PIXABAY

quais são os melhores remédios caseiros com aloe vera? A aloe vera é uma das plantas medicinais mais usadas como remédio caseiro, já que não são poucas as pessoas que até têm ela em casa e usam seu gel sempre que necessário. A própria planta pode parecer ter uma imagem de cacto, mas não é, embora tenda a crescer em climas quentes. Para crescer, precisa de um substrato necessário, que deve ser rico em minerais e argiloso.

Suas propriedades benéficas são bem conhecidas. “Se fizermos um pequeno avanço, podemos dizer que, internamente, é muito desintoxicante, tem propriedades purificantes, laxantes e protetoras do estômago. 

Conheça mais benefícios: Quais são os benefícios de beber suco de aloe vera?

Enquanto isso, como uso tópico, os anti-inflamatórios se destacam acima de tudo e, acima de tudo, é ideal contra irritações e possíveis queimaduras , não apenas queimaduras solares”, diz o farmacêutico Meritxell Martí.

“Da planta, são usados ​​principalmente látex e gel. O gel é a parte mucilaginosa, que se encontra na parte mais interna das folhas. É rico em glucomananos, aminoácidos, lipídios, esteróis e vitaminas. Na parte central da folha está o látex, um líquido amarelado, que contém glicosídeos e antraquinonas. A parte mais externa é a que protege a folha e contém as proteínas e carboidratos (o córtex)”, conta o especialista.  

Aproveite os remédios caseiros com aloe vera

-Uso oral . Protege a mucosa do estômago, por isso é especialmente eficaz em casos de úlceras, azia, refluxo e queimação digestiva.

Também é um bom aliado para uma desintoxicação oral, pois é um laxante leve e regula o trânsito intestinal.

-Uso tópico.  Destacam-se as suas propriedades cicatrizantes, emolientes, anti-sépticas, anti-inflamatórias, hidratantes, anti-irritantes e regeneradoras, para melhorar todos os tipos de queimaduras, incluindo as solares.

É assim que você deve usá-lo

É uma planta de acesso muito fácil, assim como os remédios caseiros. “O ideal é cortar a folha da planta pela manhã . Posteriormente, os espinhos são removidos, a folha é descascada (o córtex é removido) deixando a parte de extração da babosa, conhecida como filé. O filé é lavado, colocando-o em água por 24 horas, trocando a água duas ou três vezes. E é isso que vamos usar, para extrair o gel ou o suco”, conta Meritxell Martí, que destaca que é assim que as folhas expulsam a aloína, que pode ser tóxica (é altamente purgante), sempre que quer usá-lo por via oral. , embora se o uso for apenas tópico, não é realmente necessário extraí-lo e podemos ir diretamente para o próximo passo.

Em seguida, basta pegar a folha da planta de babosa e, após retirar a primeira camada, podemos ver a gelatina, que é o que vamos usar. Podemos extraí-lo facilmente com uma colher de chá e colocá-lo em uma tigela ou simplesmente soltar o suco virando a folha de cabeça para baixo.

Para queimaduras e irritações da pele

“Podemos usar diretamente o gel de aloe vera na pele, mas se a pele é muito sensível o especialmente seca, aconselhamos misturar o aloe vera com óleo de coco, o aceite de rosa mosqueta , este último sobre todo quando se trata de queimaduras de a pele. Gel de aloe vera após a depilação da pele, para reduzir a irritação, reduz a possível vermelhidão. É aplicado diretamente na pele”, diz o farmacêutico.

Quando estiverem queimados de sol, uma boa ideia é colocá-lo bem gelado . “Para fazer isso, podemos aplicar o gel, que guardamos anteriormente na geladeira em uma tigela em banho-maria com gelo, embora eu entenda que a sensação é difícil de suportar no início, diminui a inflamação muito mais rápido”, disse. ele explica.

Para bolsas para os olhos

Aloe vera é muito descongestionante , então o gel de aloe vera é muito eficaz, aplicado como uma máscara. Você tem que colocar o gel de aloe vera frio por vinte minutos, depois remover o excesso de gel de aloe e espalhar o creme de contorno dos olhos.

Você também pode preparar uma máscara com clara de ovo batida e gel de aloe vera, é uma máscara bastante líquida. Podemos usá-lo para a área do contorno dos olhos para apertar a pele e reduzir o efeito de bolsas e pés de galinha ao redor dos olhos. Aplique por 15 minutos e depois retire com água morna e aplique o creme específico para essa área.

Como gel frio para pernas cansadas

Um gel de aloe pode ser feito ao qual pode ser adicionado mentol , para isso o mentol cristal é esmagado na argamassa e dissolvido com algumas gotas de álcool. É adicionado ao gel de aloe vera, na quantidade de meia colher de chá de mentol solubilizado por 200 ml de gel de aloe. Você tem que misturar bem, o gel de aloe ficará muito mais esbranquiçado e líquido, guarde-o na geladeira e aplique-o quando estiver com as pernas inchadas ou pesadas. Se adicionarmos um pouco de água, podemos aplicá-la com um borrifador nas pernas, quando as notarmos mais cansadas.

Possíveis efeitos colaterais

-Tópico: pode irritar ou dar uma sensação de aperto e às vezes (muito extrema) dermatite. Estes geralmente ocorrem devido a hipersensibilidade ou alergia às antraquinonas. Pode interagir com hidrocortisona, topicamente.

-Oral: Pode causar dor abdominal, diarréia, cólicas, perda de eletrólitos se for muito laxante. Não deve ser tomado se houver alergia à planta ou Liliaceae. Não é recomendado na gravidez e lactação por via oral. Pode causar uma diminuição no teor de potássio, especialmente se forem tomados diuréticos, diminuindo os níveis de açúcar no sangue, podendo interagir com medicamentos hipoglicemiantes.

Tome cuidado

Acima de tudo, todos os remédios caseiros podem ser úteis, mas devemos ter em mente que eles não foram preparados como os próprios cosméticos são feitos, com as doses ou quantidades de cada ingrediente, as condições de higiene ou conservação que um laboratório de cosméticos. “Por esse motivo, antes de aplicar qualquer remédio caseiro, devemos levar em consideração que ele pode ser alergênico ou irritante , por isso é preferível fazer um teste em uma área não visível da pele. Natural e caseiro não implica que seja necessariamente seguro e inócuo”, comenta o proprietário da Farmacia Meritxell, que recomenda não guardá-lo por mais de um dia e sempre na geladeira, além de não usá-lo em áreas danificadas ou abertas. pele, muito menos quando há infecções.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.