Queda de cabelo: Causas e quando devo se preocupar

Fonte: CENÁRIOMT

Causas da queda de cabelo e quando se preocupar
Causas da queda de cabelo e quando se preocupar FOTO:PIXABAY

Devo me preocupar com a queda de cabelo? No pente, no travesseiro, no chuveiro… Você acha que perde mais cabelo do que o normal? 100 cabelos por dia é o número que faz a diferença entre a queda normal e um problema capilar .

Leia também: A queda de cabelo pode estar relacionada à dieta?

Tenha em mente que a queda de cabelo é mais abundante no inverno , mas, às vezes, existem outros fatores relacionados à sua saúde que a agravam.

COMO SABER SE A QUEDA  DE CABELO É EXCESSIVA?

Uma das consultas mais frequentes dos dermatologistas é a queda de cabelo. A primeira coisa que o especialista avalia é se estamos diante de uma queda de cabelo fisiológica (saudável, por assim dizer) ou se é algo patológico, ou seja, se é sintoma de alguma doença ou distúrbio.

COMO O DERMATOLOGISTA MEDE?

Existem várias manobras , comumente usadas pelos médicos, para descobrir se a queda de cabelo é excessiva ou se, ao contrário, é queda de cabelo normal:

  • Manobra de Sabouraud ou sinal de arrancar: Consiste em puxar os cabelos de diferentes áreas do couro cabeludo (frontal, parietal, occipital e coroa ou vértice). Se de cada mecha de 10 cabelos arrancarmos mais de um , a manobra é positiva. Ou seja, consideraríamos a queda excessiva e teríamos que estudar o que a causa.
  • Sinal de contagem: Requer um pouco mais de paciência. O paciente é solicitado a lavar a cabeça dois dias seguidos. São contados os pêlos que se desprenderam após o penteado. Se houver mais de 80, é considerado um teste positivo. Para terminar de defini-la, é preciso avaliar quais territórios ela afeta, e se é algo reversível ou não.

Se mais de 80-100 cabelos caem por dia, a perda é considerada excessiva.

Diante da queda excessiva de cabelo , para descartar causas secundárias, geralmente é realizada uma análise .

  • Avalia a possível existência de anemia ou problema de tireóide (causas frequentes de alopecia). E dependendo do paciente , e do que ele relata, algum outro exame é realizado para descartar outros motivos.

TIPOS DE ALOPECIA E SUAS CAUSAS

  • Quando é genética, é chamada de alopecia androgenética e pode ser decorrente tanto de fatores hereditários quanto hormonais . Geralmente começa cedo, aos 20-30 anos , o cabelo fica mais fino e escasso e a queda é especialmente perceptível no topo da cabeça .
    • Falamos de alopecia universal quando não atinge uma área definida, mas sim qualquer parte do couro cabeludo.
    • Ao contrário, a alopecia areata é aquela que se localiza em uma única área (ou várias, mas sempre isoladas, não contíguas umas às outras).

    MUITOS ANDRÓGENOS

    A alopecia universal difusa pode ter vários motivos, mas geralmente é devido ao excesso de hormônios masculinos e ocorre em dois padrões , dependendo se afeta uma mulher ou um homem .

    • Assim, nos homens, segue o padrão de Hamilton, acometendo inicialmente a área frontotemporal e a coroa .
  • Nas mulheres, porém, segue o chamado padrão Ludwig: a área superior do couro cabeludo é progressivamente clareada , sem afetar a linha de implantação (a área frontal). Embora seja importante notar que os casos de alopecia frontal em mulheres estão aumentando.

DEVIDO AO ESTRESSE OU UMA INFECÇÃO

O eflúvio telógeno também gera alopecia difusa , que viria a ser uma paralisação temporária do ciclo capilar habitual. Assim, durante esse tempo, o cabelo não se regenera como de costume , aparecendo áreas menos povoadas.

  • Os motivos geralmente são um grande estresse , uma infecção grave e de longa duração ou uma cirurgia de grande porte .

SIGUIR UMA DIETA DESEQUILIBRADA

Uma alimentação desequilibrada ou inadequada , como aquelas postas em voga por muitas dietas mal planejadas , além de serem muito prejudiciais à saúde , podem causar queda de cabelo.

A falta de ferro é uma das razões mais frequentes para a queda de cabelo

  • Na maioria das vezes, é devido ao déficit que causam em certas vitaminas e minerais , principalmente ferro .

UMA DOENÇA REUMÁTICA

A perda de cabelo significativa ocorre se esta doença afetar o tecido conjuntivo que envolve o bulbo capilar (pode ocorrer com lúpus eritematoso , por exemplo).

PARA PSORÍASE OU ECZEMA

Esses problemas de pele também podem afetar o couro cabeludo , além de se manifestarem na pele.

  • Geralmente aparecem áreas avermelhadas com descamação . À medida que essas placas se desprendem, elas levam o cabelo com elas.
  • Outro sinal óbvio seria uma coceira intensa na cabeça.

A boa notícia é que com o tratamento adequado vai melhorar , pois a queda se deve apenas ao aprisionamento da haste capilar, não a uma afetação do folículo.

UMA DOENÇA SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEL

Se a sífilis não for tratada em sua fase inicial, manchas esparsas de alopecia podem aparecer no couro cabeludo, dando-lhe uma aparência de “comido por traças”.

  • Às vezes pode aparecer como uma alopecia mais difusa em todo o couro cabeludo ou até mesmo acometer sobrancelhas, pelos das axilas e púbis. Se tratado, em cerca de três meses o problema é resolvido.

O HIV também provoca alterações no crescimento capilar que se manifesta com queda difusa e progressiva.

UM EFEITO COLATERAL DE DROGAS

Embora a maioria dos medicamentos não tenha efeito tóxico na matriz capilar, muitos deles podem alterar seu ciclo de vida e promover a queda de cabelo.

  • Ocorre com certos anti-hipertensivos , com derivados da vitamina A, alguns antidepressivos e aqueles que incluem sais de lítio.
  • O cabelo geralmente volta a crescer meses após o término do tratamento.

De qualquer forma, é importante que você não o deixe sozinho e, se tiver alguma dúvida ou preocupação, consulte seu médico.

  • Por exemplo, pílulas ou loções de minoxidil (comumente usadas para tratar alopecia) podem causar mais queda de cabelo se o tratamento for interrompido abruptamente.

AJUDA A RECUPERAR O CABELO

  • Se a alopecia for genética e incipiente, use loções cosméticas com ingredientes ativos que retardam os hormônios (sabal, lúpulo, abóbora, zinco).
  • Se estiver avançado, você pode aplicar uma loção de minoxidil a 2%. É um vasodilatador local vendido em farmácias que prolonga a fase de crescimento do cabelo . Use-o diariamente por 3 meses para observar os primeiros resultados e um ano para obter a máxima eficácia.
  • Ajuda extra: Se, além do tratamento tópico, você tomar um suplemento nutricional que tenha os mesmos ingredientes ativos das loções, os resultados melhorarão. Eles demoram 3 meses e depois param nos próximos 3 meses. Verifique com seu médico.
  • Quando a perda é causada por estresse, medicamentos ou falta de certos nutrientes , a primeira coisa é suprimir o fator causador . Loções anti-perda e nutricosméticos com aminoácidos sulfurados, vitaminas e minerais podem ajudá-lo.
  • Se o seu cabelo cair com a mudança de estação ou após o parto , o cabelo se recupera sozinho e não precisa de tratamento. Mas se você perceber que dura meses ou perceber que a densidade capilar diminuiu , visite um dermatologista .

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!