Certamente você já deve ter se acidentado ou se machucado de forma a obter algum tipo de lesão no corpo. De fato, as lesões são bem comuns e apresentam riscos e graus de intensidade diversos. Portanto, você sabe quais são os tipos de contusões mais comuns de serem sofridas no dia a dia?
Assim, veja hoje, 5 de setembro, quais são as lesões mais frequentes obtidas por meio de quedas e outros tipos de acidente. Além disso, confira também as medidas que você pode tomar para tentar se prevenir delas e manter uma boa saúde corporal.
Saiba mais: O que é uma doença súbita e como se prevenir? Descubra os detalhes
Entenda os tipos mais comuns de lesão
Em geral, os tipos mais comuns de lesão são aqueles relacionados a quedas e esforços repetitivos, incorretos ou excessivos. Assim, eles geralmente costumam acontecer nos ambientes que mais frequentamos, como nossa residência ou mesmo em academias e situações de treino.
Contudo, a verdade é que podemos nos ferir com lesões em praticamente todos os lugares. Nesse sentido, entenda agora as diferenças e características dos diferentes tipos de lesão que mais ocorrem entre as pessoas.
Luxação
A luxação é geralmente decorrente de um grande trauma, causado nas articulações que ligam as extremidades dos ossos. Desse modo, ela pode se desenvolver em partes do corpo como tornozelo, joelhos, ombro, cotovelos e coluna e resulta em um leve deslocamento.
Portanto, esse tipo de acidente deve ser imediatamente encaminhado a um médico, para que a articulação seja recomposta, favorecendo o processo de cicatrização.
Contusão
Essa é, de fato, o tipo de lesão mais recorrente entre as pessoas. Assim, ela se caracteriza por um trauma nos tecidos superficiais da pele e na musculatura, podendo atingir parcialmente as articulações. Desse modo, os resultados são, geralmente, inchaço local, hematoma e inflamação.
Entorse
A entorse, geralmente ocorrida por causa de uma pisada em falso, consiste na ruptura parcial ou total dos ligamentos das articulações dos ossos do tornozelo. Nesse sentido, os principais sintomas são: inchaço, dor local, equimose (mancha roxa) e deformidade no local atingido.
Como se prevenir de lesões
Apesar de quedas e machucados acontecerem de maneira imprevisível conosco, existem algumas medidas simples que podem ser tomadas de modo a evita-las. Em primeiro lugar, é garantir boas noites de sono e melhorar a ingestão de água, o que garante a manutenção do equilíbrio natural do nosso organismo.
Ademais, você pode treinar para melhorar a sua coordenação. Nesse caso, siga as orientações de um profissional responsável e evite fazer esforços e movimentos exaustivos ou fora do padrão de treino. Assim, invista nos aquecimentos e, em caso de surgimento de algum sintoma negativo relativo ao seu equilíbrio, consulte um médico para uma avaliação eficaz.
Dessa forma, esperamos que essa matéria tenha sido esclarecedora em relação aos tipos mais comuns de lesão e as formas como você pode evitá-las. Assim, caso você deseje acompanhar este tipo de conteúdo, aproveite e siga o nosso blog!
Clique aqui: Como melhorar a sua digestão? Tenha mais qualidade de vida hoje mesmo