Quais são os benefícios de comer peixe? O mundo inteiro já pensa na Semana Santa, mas a Quaresma ainda não acabou e como tal muitas famílias brasileiras continuam a trazer um peixinho à mesa pelo menos todas as sextas-feiras antes da festividade litúrgica como parte da tradição de não comer vermelho carne até depois da quinta-feira e da sexta-feira santa.
Embora todo esse ritual seja carregado de significado religioso, não é segredo para ninguém que é uma das formas pelas quais muitas pessoas variam sua alimentação em alimentos e, portanto, podem receber outros tipos de nutrientes.
Esse tipo de proteína possui muitos nutrientes que beneficiam todo o organismo, por isso comê-la toda sexta-feira também é uma forma de cuidar da saúde.
O que acontece no meu corpo quando como peixe?
São muitos os motivos pelos quais médicos e nutricionistas recomendam a inclusão do peixe na dieta de crianças e adultos, já que suas propriedades têm impacto na saúde geral e, ao mesmo tempo, permitem que o corpo receba nutrientes que só podem ser obtidos a partir de alternativas à carne vermelha ou por suplementos, mas que são essenciais para evitar complicações de saúde como o ômega 3.
Por outro lado, este alimento é uma excelente alternativa para perder peso, pois é baixo em calorias, mas rico em proteínas e evita o aumento dos níveis de colesterol e triglicerídeos, razão pela qual os frutos do mar e outros alimentos vindos do mar também estão relacionados com o cuidado com o coração.
A importância de uma alimentação equilibrada e muito mais nesta Quaresma vem justamente do exposto e é que o corpo não consegue produzir os ácidos graxos ômega 3 tão importantes para o nosso bem-estar. Embora muitas pessoas tenham medo de saber que são gorduras, a verdade é que são poliinsaturadas e são essenciais para o fortalecimento dos neurônios , entre outras funções tão importantes quanto todas as relacionadas ao coração e que ajudam a:
- baixar a pressão arterial
- Diminui a placa que endurece as artérias
- Eles têm um menor risco de arritmias
- triglicerídeos mais baixos
- Seus benefícios são investigados com câncer, depressão e TDAH
Embora esses tipos de gorduras também possam ser obtidos de alimentos vegetais ou suplementos, sabe-se que a melhor fonte são os peixes, especialmente salmão, cavala, atum albacora, truta e sardinha . Portanto, nesta quaresma, não hesite em dar uma chance ao cardápio familiar para garantir o bem-estar de todos os seus entes queridos, mas não se esqueça que existem algumas contra-indicações em crianças e grávidas, portanto, nesses casos, é recomendável consultar um profissional de saúde antes de mudar a dieta diária.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!