Quais alimentos mantêm o bronzeado? A principal função da melanina é proteger a pele da radiação ultravioleta .
Quando estamos expostos ao sol, a síntese de melanina nos melanócitos é ativada para evitar que a pele se queime . E essa produção de melanina faz com que ela escureça .
Pessoas de pele escura têm mais melanina , enquanto pessoas de pele clara têm menos. Se você deseja obter um bronzeado bonito e saudável , existem alimentos capazes de ativar a melanina, esse pigmento natural que dá cor ao seu corpo enquanto o protege dos raios solares.
BANANA, LEGUMES E NOZES: L-TIROSINA
Esses alimentos, juntamente com ovos, sementes, aves ou abacate , são uma ótima fonte do aminoácido L-tirosina , que é um grande precursor da melanina.
A L-tirosina também está envolvida na síntese de hormônios da tireóide e catecolaminas. Bons níveis deste aminoácido melhoram a vitalidade e o bem-estar geral e ajudam a bronzear-se. No entanto, um excesso dessa proteína pode causar hiperpigmentação .
CENOURA, TOMATE E MELANCIA: BETA-CAROTENO
O betacaroteno é o nutriente responsável por filtrar os raios solares ultravioleta, ao mesmo tempo em que proporciona uma pigmentação dourada na pele, por isso nos protege de queimaduras.
Cenoura, tomate, melancia, abóbora, pêssego, espinafre ou pimentão são ótimas fontes de betacaroteno. Para perceber seus efeitos, é aconselhável aumentar seu consumo pelo menos 15 dias antes de começar a tomar sol. O gaspacho é muito rico neste nutriente devido ao seu teor de tomate.
INFUSÕES DE GINKGO
Ginkgo promove a repigmentação e a síntese de melanina . Seu efeito benéfico foi demonstrado mesmo em pessoas com vitiligo .
Um estudo revela que tomar 40 mg de ginkgo biloba (com um mínimo de 9,5 mg de ginkgo flavona) 3 vezes ao dia durante 6 meses pode retardar a progressão do vitiligo e até atingir a repigmentação completa (foi demonstrado em 40% dos pacientes do estudo ).
Para aumentar sua melanina e bronzear com segurança, tome 1 infusão de ginkgo por dia.
FRANGO E LATICÍNIOS: VITAMINAS DO COMPLEXO B
As vitaminas do complexo B são fundamentais para a pele. Eles protegem contra o estresse oxidativo, estimulam a renovação celular, aumentam a hidratação e melhoram a cicatrização , por isso ajudam a prevenir o fotoenvelhecimento causado pelo sol.
A falta de vitaminas do complexo B é imediatamente perceptível na pele na forma de vermelhidão, irritação ou dermatite.
Grãos integrais, ovos, gérmen de trigo, nozes, leite e vegetais de folhas verdes são ricos em vitaminas do grupo E.
ABACATE E AZEITE VIRGEM: VITAMINA E
Além de estimular a produção de melanina, a vitamina E é um poderoso antioxidante que repara a pele em caso de queimaduras solares.
Abacate , azeite , gema de ovo , amêndoas , avelãs ou amendoins são ótimas fontes de vitamina E. Lembre-se que o azeite deve ser extra virgem para que tenha uma alta capacidade antioxidante.
KIWI, BRÓCOLIS E MORANGOS: VITAMINA C
A vitamina C neutraliza os radicais livres que o sol provoca na pele e acelera o envelhecimento prematuro.
Também contribui para a produção de colágeno que sustenta a pele e previne rugas e flacidez.
Todas as frutas e vegetais são ricos em vitamina C , mas especialmente kiwi, brócolis, morangos, mirtilos, pimentões e frutas cítricas.
PEIXE AZUL: ÔMEGA 3
Salmão ou sardinha são outros alimentos que você deve incluir em seus menus de verão para mostrar um bronzeado saudável.
Esses ácidos graxos têm uma grande ação anti-inflamatória que compensa os danos celulares causados pela radiação solar.
GERGELIM: SELÊNIO
O selênio é um dos minerais mais antioxidantes que existem, por isso protegem a pele dos efeitos nocivos da radiação ultravioleta.
Você pode consumir gergelim polvilhando suas sementes em iogurtes ou cremes. Outra opção é o tahine , uma pasta de gergelim. Você também pode fazer Gomasio moendo sementes de gergelim tostadas com uma pitada de sal e polvilhe em seus pratos.
OVOS: ZINCO
Este mineral é essencial para a saúde da pele. Ajuda a regular a atividade das glândulas sebáceas, contribui para a formação de colagénio , previne a formação de radicais livres e favorece a absorção das vitaminas E e A.
A suplementação de zinco tem efeito anti- inflamatório e imunomodulador que auxilia no tratamento de doenças de pele. Ovos, gérmen de trigo, carne vermelha ou amêijoas são fontes de zinco.
FRUTOS DO MAR: SELÊNIO
O selênio é outro grande antioxidante que protege as membranas celulares, confere flexibilidade aos tecidos e previne o envelhecimento prematuro da pele.
Frutos do mar, peixe, frango, carne vermelha, legumes, ovos, atum, alho, cogumelos e grãos integrais fornecem selênio.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!