Por que não devo beber suco de laranja no café da manhã? Café, chá e leite costumam ser comuns na mesa da casa na hora do café da manhã. No entanto, é também o inevitável suco de laranja, que em muitos lugares, não apenas no Chile, mas também em outras partes do mundo, ocupou o centro das atenções.
No entanto, parece que esse tipo de refrigerante não é tão saudável quanto se acredita, principalmente para a população idosa, pois podem apresentar problemas de saúde decorrentes de seu consumo.
O que dizem os especialistas sobre beber suco de laranja no café da manhã?
Alba Coll , nutricionista da Fundação Alicia, centro de pesquisas relacionadas à alimentação, indicou que é preciso ficar atento aos níveis de açúcar na hora de beber esse refrigerante e que é mais conveniente optar por consumir a fruta sozinha.
Isso porque, segundo ela, “o efeito de beber um suco que esprememos em casa, comparado a comer a laranja, tem um impacto totalmente diferente em nosso organismo”.
E é que o suco conteria o açúcar de duas ou três laranjas. Mesmo espremê-los remove a fibra, o que ajuda a absorção de glicose a ser mais sustentada.
“ O suco (suco) a gente bebe rápido, o que favorece a glicemia a subir mais rápido ”, disse o especialista.
No caso de tomar suco de laranja no café da manhã, a pessoa pode apresentar níveis irregulares de açúcar durante o dia, o que pode causar sintomas como sonolência, fome e alterações de humor.
É por isso que é recomendável manter os níveis de açúcar equilibrados com outras opções no café da manhã e, assim, também prevenir outros problemas médicos, como diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares.
O que é recomendado para o café da manhã?
Levando em consideração o exposto, na hora de tomar o café da manhã é preciso ter em mente a importância de estabelecer horários, além, é claro, de consumir produtos que não prejudiquem a saúde.
Esclareceu ainda que a fórmula ideal é misturar hidratos de carbono complexos, fibras, proteínas e gorduras saudáveis, afirmando que estes “vão ajudar-nos a controlar os níveis de açúcar no sangue nas próximas horas, aumentando também a nossa sensação de saciedade”.
O especialista destacou que podem ser consumidos produtos como torradas e grãos integrais , e a estes podem ser adicionados laticínios ou proteínas, deixando de fora bebidas açucaradas e geleias, por exemplo.
Por fim, afirmou que é aconselhável comer frutas inteiras, que contêm mais nutrientes, e não sucos, principalmente os mais velhos, pois são mais propensos a doenças como diabetes.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!