Por que a pneumonia pode ser tão mortal?

Fonte: CENÁRIOMT

Por que a pneumonia pode ser tão mortal?
Por que a pneumonia pode ser tão mortal? FOTO:PIXABAY

Embora a pneumonia bacteriana possa ser tratada com antibióticos, ter uma doença crônica e ter mais de 60 anos com um sistema imunológico enfraquecido pode complicar a infecção e exigir hospitalização.

A pneumonia é uma doença infecciosa que causa inflamação nos pulmões. É uma das infecções respiratórias mais frequentes e de maior impacto na população devido à sua incidência em número de casos e por ser uma infecção que piora a qualidade de vida. É uma doença que pode ser grave e até fatal se não for detectada a tempo.

Em algumas pessoas, apresenta apenas alguns sintomas clínicos, mas em outras pode se apresentar como uma infecção sistêmica fulminante que pode ser fatal.

Nem todas as pneumonias são iguais. Elas são divididas em três grupos: pneumonia adquirida na comunidade , ou seja, pneumonia que ocorre devido a um processo infeccioso em ambiente não relacionado à saúde (ambiente de trabalho, casa…), pneumonia adquirida no hospital , ou seja, quando um paciente está hospitalizado e pneumonia associada à sua permanência no hospital, e aquelas pneumonias que ocorrem em pessoas imunossuprimidas, sendo as pessoas mais vulneráveis ​​a serem acometidas pelos microrganismos causadores da pneumonia.

As pneumonias adquiridas na comunidade estão aumentando nos últimos anos e são classificadas de acordo com se são causadas por bactérias, vírus ou bactérias e vírus ao mesmo tempo, onde há uma coinfecção.

Embora o responsável pelos casos mais complicados seja o pneumococo ( Streptococcus pneumoniae ), que é transmitido através do contato direto com secreções respiratórias, muco ou saliva. A pneumonia bacteriana pode ser tratada com antibióticos. No entanto, existe uma população com maior risco de complicações.

As pessoas com mais de 60-65 anos e, sobretudo, as que sofrem de outras patologias crónicas (insuficiência cardíaca, insuficiência respiratória, diabetes, etc.), correm maior risco de sofrer de problemas. mais delicados, então quem tem mais problemas para combater essa infecção e pode demorar mais para se recuperar. Nesses casos mais antigos  , a letalidade da doença é de 15%.

Como saber se é pneumonia?

A pneumonia de origem bacteriana pode aparecer em qualquer época do ano, embora seja mais típica dos meses mais frios . Os sintomas são: tosse produtiva com muco (geralmente verde, típico de quadros bacterianos), fadiga, dor ao tossir e febre acima de 39ºC. Se suspeitarmos que podemos sofrer, devemos ir rapidamente a um centro de saúde. Lá faremos vários exames, como exame de sangue, escarro e saturação de oxigênio.

“O diagnóstico é confirmado por uma radiografia de tórax em que se analisa o estado do pulmão. tratamento antibiótico . No entanto, os pacientes mais velhos e, sobretudo, se tiverem outras patologias, geralmente necessitam de hospitalização. Além disso, deve ser realizado um check-up regular para verificar o estado dos pulmões e que estes, ou qualquer outro órgão, estão piorando”, explica o professor. Em geral, a permanência no hospital é geralmente de uma semana , que pode ser prolongada se surgirem complicações ou encurtada se a condição do paciente for boa.

A pneumonia pneumocócica pode ser prevenida?

Quais são os sintomas da pneumonia?
Quais são os sintomas da pneumonia?
FOTO:PIXABAY

Isso também pode ser muito interessante: Quais são os sintomas da pneumonia?

Sim, de facto, as crianças com menos de um ano de idade também são consideradas uma população de risco e, no entanto, graças à vacina pneumocócica , incluída no calendário de vacinação infantil, “quase desapareceu nelas”, diz o especialista. Medicina preventiva. Portanto, é uma doença que pode ser prevenida com uma vacina .

Os adultos também podem ser vacinados contra o pneumococo. “Em Comunidades Autónomas como Madrid, Castilla y León, Galiza e Astúrias, a vacina é financiada pela Saúde em pessoas com mais de 60 anos”, afirma o professor Ángel Gil. No resto da Espanha, quem deseja ser vacinado pode comprá-lo em particular.

Apenas uma dose única é necessária para toda a vida e pode ser administrada juntamente com a vacina contra a gripe, no mês de outubro. No entanto, “não devemos esquecer que pode afetar qualquer pessoa e em qualquer época do ano”, conclui o especialista.

Da mesma forma, pelo fato de ser uma doença infectocontagiosa, as medidas de prevenção usuais devem ser adotadas neste tipo de patologia, como lavar as mãos com água e sabão ou gel hidroalcoólico, cobrir a boca ao tossir e/ou espirrar. A máscara e o distanciamento físico também ajudam a evitar a sua propagação.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.