OMS alerta para aumento de doenças crônicas até 2030 devido ao sedentarismo

Fonte: CENÁRIOMT

OMS alerta para aumento de doenças crônicas até 2030 devido ao sedentarismo
OMS alerta para aumento de doenças crônicas até 2030 devido ao sedentarismo FOTO:PIXABAY

As pessoas estão sendo ameaçadas pelas doenças crônicas e você pode se tornar uma delas! O sedentarismo afetará seriamente a saúde da população mundial, de acordo com um novo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) . A agência estima que, se os níveis de sedentarismo forem mantidos, nos próximos 10 anos cerca de 500 milhões de pessoas serão diagnosticadas com uma doença crônica.

Esse panorama negro para a saúde mundial acarretaria custos tanto na qualidade de vida dos indivíduos, quanto para os cofres das nações, pois calculam que o preço da inatividade significará gastar 300 bilhões de dólares em tratamentos para o ano de 2030.

Os resultados foram obtidos após a organização internacional realizar, pela primeira vez, um relatório com informações de 194 países ao redor do globo, que revelou as deficiências nas diferentes nações para desencorajar o sedentarismo. 

“Precisamos de mais países para expandir políticas de apoio para que as pessoas sejam mais ativas caminhando, andando de bicicleta, praticando esportes e fazendo outras atividades físicas. Os benefícios são enormes, não apenas para a saúde física e mental das pessoas, mas também para as sociedades, ambientes e economias “, disse o Dr.  Tedros  Adhanom Ghebreyesus , Diretor-Geral da OMS.

Como sedentarismo pode adoecer?

A atividade física é um dos pilares fundamentais de uma vida saudável. Isso proporciona uma infinidade de benefícios e existem vários estudos que garantem que pode reduzir os riscos de sofrer doenças e evitar a morte prematura. 

Praticar esportes regularmente melhora a capacidade muscular, a saúde óssea, tem impacto na saúde mental e no trabalho cognitivo em geral.

De acordo com este novo relatório, o sedentarismo será responsável pelo crescimento de casos de doenças cardíacas ,  acidentes cardiovasculares , diabetes tipo 2 , hipertensão e 7 tipos de câncer ( cólon , mama , endométrio, gástrico , rim , bexiga  e esôfago ) .

Pela primeira vez, foi ainda detectado que poderia aumentar o número de pessoas que sofrem de demência e depressão .

Quanto exercício você deve fazer?

Você não precisa se estressar pensando em ingressar na academia, pois a OMS define atividade física como movimentos que produzem gasto energético, e inclui transferências para o seu escritório. Mas nem todos têm o mesmo impacto na sua saúde.

É por isso que, para se manterem saudáveis, a OMS recomenda que crianças entre 5 e 17 anos pratiquem  60 minutos de atividade moderada a vigorosa diariamente ao longo da semana.

A ideia é que isso seja principalmente aeróbico, o que permite melhorar sua capacidade cardiovascular, por exemplo, pode ser caminhar (em ritmo acelerado), nadar, andar de bicicleta, correr, correr ou pular corda. 

A isso, devem também acrescentar, 3 dias por semana, alguma atividade física que lhes permita fortalecer os músculos. 

Adultos de 18 a 64 anos devem fazer 150 a 300 minutos de atividade física aeróbica vigorosa ou moderada a cada semana, ou substituí-la por 75 a 150 minutos de exercício vigoroso.

Você também deve dedicar pelo menos dois dias por semana a algum tipo de exercício projetado exclusivamente para fortalecer seus músculos. 

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).