O retinol afeta a saúde da pele ? Existem alguns ingredientes em cosméticos que são populares para desbotar as marcas do envelhecimento. Um deles é o retinol , um derivado da vitamina A, que começou a ser utilizado na dermatologia para o tratamento da acne. Sua função é melhorar o processo de renovação da pele e ativar a síntese de colágeno. Tudo isso permite que você devolva parte da juventude perdida à sua pele.
É um ingrediente ativo seguro, embora nem todas as peles respondam da mesma forma e sua aplicação não pode ser feita de forma leve, pois, cada pele é única e que cada um de nós deve encontrar as rotinas mais adequadas ao seu tipo de pele e não danificá-la.
E é que um uso inadequado de retinol pode causar irritação, vermelhidão, descamação e secura extrema que pode durar até semanas. Por isso, Reme Navarro nos oferece essas dicas para o uso seguro do retinol.
Espere para usar o retinol no outono
O retinol é um dos ativos com os quais devemos ter cuidado no verão. Este ingrediente é a forma pura da vitamina A e é responsável por acelerar a renovação celular e unificar o tom da pele. “Embora seja verdade que podemos continuar usando durante esses meses, temos que ter muito cuidado com ele e aplicá-lo apenas à noite, em dias alternados e em concentrações menores do que em períodos com menos sol”, diz Andrea Ortiz, farmacêutica e nutricionista especialista em cosmética e dermofarmácia da Maan24.es e alerta “se nunca usou produtos com retinol, evite começar durante o verão, pois pode causar inicialmente descamação e irritação ”.
Sempre progressivamente
O retinol não melhorará sua pele em um dia, mesmo se você aplicar uma grande quantidade. De fato, como é um ingrediente ativo cuja ação é muito poderosa, pode causar danos à sua pele. Portanto, os especialistas recomendam que você o use progressivamente. “Uma das chaves é começar com uma concentração entre 0,05% e 0,20% de retinol puro”, diz o farmacêutico Reme Navarro.
Opte por fórmulas que respeitem a sua pele
O retinol pode ser fabricado de várias maneiras. Mas uma das formulações mais respeitosas com a pele é aquela em que o principal componente é a vitamina A na forma de retinil e cuja concentração é de 0,3%. Esta é a composição mais adequada para a pele iniciante e não irá prejudicar a sua pele.
Aplique-o todos os dias
Para evitar reações alérgicas ou outros problemas de saúde da pele, não aplique retinol todos os dias. Faça-o, de preferência, à noite e em dias alternados durante as duas primeiras semanas. Dessa forma, você saberá se sua pele tolera bem esse ingrediente.
Proteja-se do sol
É preferível começar a usar o retinol em uma época do ano em que o sol não está muito forte. Por isso, é aconselhável incorporá-lo nas rotinas noturnas, pois atua renovando as camadas da pele. Caso use durante o dia, o uso de protetor solar será obrigatório, pois a pele fica mais exposta.
Aprovação de um profissional de saúde
Quando sua pele estiver madura, o ideal é consultar um dermatologista para indicar quais cuidados você precisa para diminuir os sinais do envelhecimento. No caso do uso de cremes com retinol, por exemplo, use sempre, como dissemos, a menor concentração. E não compre produtos com maior concentração sem a aprovação de um profissional.
Você não precisa de muito
O tamanho de uma ervilha está correto e espalhe por todo o rosto, não mais quantidade faz com que funcione melhor ou mais rápido, também poderíamos danificar a barreira protetora da pele e bactérias e microorganismos nocivos que penetram na epiderme começariam a agir.
Pois se você notar muita irritação
Cada pele é um mundo. A chave é encontrar a quantidade necessária para desfrutar de seus efeitos sem irritar; portanto, se você perceber que está muito sensível, pode parar e esperar alguns dias. Ao retomá-lo, deve ser feito novamente com a menor quantidade, para se acostumar novamente. De qualquer forma, também é importante consultar um dermatologista ou farmacêutico especializado na pele.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!