Se você acompanha o nosso blog, já deve ter visto alguns posts nossos falando sobre os vírus e quais as doenças que os mesmos podem causar. Assim como falamos também sobre as bactérias, quais suas qualidades e seus problemas, falaremos sobre os protozoários, o que são e o que eles podem nos causar.
Por isso, hoje, 24 de agosto, iremos trazer tudo o que você precisa saber sobre os protozoários. Existem muitas doenças conhecidas que esses organismos causam em nosso organismo. Pensando em melhor deixar você, caro leitor, ainda mais informado sobre os assuntos do momento, fique conosco e saiba mais.
Confira aqui: Como é a doença do macaco? Fique por dentro das atualizações
O que são os protozoários?
Os protozoários são pequenos seres, que tem como característica principal, ser unicelular, eucariótico. Esses organismos possuem uma maneira de se nutrir diferente da dos vírus e bactéria, pois os protozoários são seres heterotróficos.
Ou seja, esses pequenos seres, não são capazes de produzir o seu próprio alimento, diferenciando assim dos seres autotróficos, que são capazes de produzir seu próprio alimento. Desta maneira, esses organismos, necessariamente, precisam de um ser vivo que forneça matéria orgânica necessária para a sua nutrição.
Que doenças eles podem causar?
Diversos são os problemas e doenças que os protozoários podem causar nos seres humanos. Dentre essas doenças estão:
- Malária,
- Toxoplasmose,
- Giardíase,
- Leishmaniose,
- Tricomoníase,
- Doença de Chagas,
- Amebíase.
Diversos são os tipos e causas para todos esses problemas, mas o que eles tem em comum é que são causadas por protozoários.
Transmissão dos parasitas
Há várias maneiras de se contrair esse tipo de parasita. Dentre os principais causadores da transmissão estão: picadas de insetos, inalação, ingestão de alimentos ou água que estejam contaminada com fezes que por sua vez também está infectada com esse parasita.
A transmissão também pode ocorrer através de carnes contaminada contendo o protozoário e com o contato direto com fezes de animais, principalmente a de alguns felinos.
Mas atenção: não são todos os felinos que possuem o protozoário ativo e pronto para a transmissão. A maioria das infecções se dão mais pela ingestão de alimentos sem a devida higienização correta, do que pela fezes dos animais.
Caso você esteja sentindo algum desconforto, procure o médico o quanto antes, pois o diagnóstico é complexo e só pode ser feito por um especialista para que, aí sim, se possa ter os devidos tratamentos. Desde já, gostaríamos de agradecer pela sua leitura de sempre, espero que tenha entendido e gostado.
Veja mais: Rouquidão: quais podem ser os principais motivos e como tratar?