O que é dermatofagia? Os distúrbios psicológicos podem se apresentar como uma doença mental ou como um problema comportamental; Da mesma forma, têm a ver com padrões de comportamento que afetam várias áreas da vida diária e/ou podem causar algum tipo de desconforto na pessoa que os sofre.
No entanto, este tipo de condições pode induzir o desenvolvimento de outros sintomas, muitas vezes difíceis de diagnosticar porque se manifestam de forma semelhante a outros do seu tipo, como a ansiedade, o pânico ou a bipolaridade.
Por esse mesmo motivo, o que antes era conhecido como transtorno compulsivo, hoje pode ter um diagnóstico totalmente diferente e, portanto, um tratamento personalizado. Uma delas é a dermatofagia, condição que atinge 2% da população, sendo as mulheres as mais acometidas.
O que é dermatofagia?
A dermatofagia é um tipo de distúrbio em que a pessoa tem o hábito de morder a pele , mas, principalmente, ao redor das unhas, nós dos dedos ou até cotovelos. Quanto à origem desse problema, está estritamente relacionado ao desenvolvimento de um colapso nervoso .
Escoriar a pele geralmente começa na adolescência, embora possa começar em diferentes idades. Em qualquer momento, cerca de 1 a 2% das pessoas têm o distúrbio. Cerca de 75% são mulheres.
Vale ressaltar que a repetição excessiva desse hábito é o que tem tornado essa condição um transtorno mental, podendo causar consequências como espessamento e endurecimento da pele em áreas lesadas, ou lesões graves.
Quais são os seus sintomas?
Em relação aos sintomas dessa doença, as manifestações físicas da dermatofagia incluem lesões na pele, vermelhidão, aparecimento de feridas, calosidades, entre outras.
No entanto, devido à impossibilidade de interromper a ação de morder a pele, os afetados por essa condição frequentemente vivenciam situações de nervosismo, estresse, angústia ou ansiedade.
Qual é o tratamento?
Em primeiro lugar, a recomendação dos especialistas é visitar um centro de saúde mental para que um especialista possa identificar a raiz do problema dessa condição e, assim, possa projetar uma terapia psicológico-comportamental personalizada para o tipo de dermatofagia apresentada.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!