O que é a síndrome de Raynaud que causa frio e mudança de cor nos dedos

Fonte: CENÁRIOMT

O que é a síndrome de Raynaud que causa frio e mudança de cor nos dedos
O que é a síndrome de Raynaud que causa frio e mudança de cor nos dedos FOTO:PIXABAY

A síndrome de Raynaud é um distúrbio raro dos vasos sanguíneos que causa dormência e sensação de frio em partes do corpo, especialmente nos dedos das mãos e dos pés . A doença de Raynaud faz com que as pequenas artérias que irrigam a pele se estreitem em resposta a temperaturas frias, estresse ou emoções fortes.

Para a maioria das pessoas afetadas, o fenômeno de Raynaud não é incapacitante, mas pode afetar a qualidade de vida. Nos casos mais graves, a perda de fluxo sanguíneo pode causar feridas ou morte do tecido.

SINTOMAS DA SÍNDROME DE RAYNAUD

Durante um ataque de Raynaud , os sintomas que podem se manifestar são os seguintes:

  • Dedos das mãos e pés frios.
  • Pode afetar outras áreas do corpo, como nariz, lábios, orelhas ou mamilos, embora seja menos comum.
  • Mudanças na cor da pele em resposta ao frio ou estresse.
  • Ao aquecer ou aliviar o estresse, as áreas afetadas podem ficar entorpecidas, formigando ou doloridas.

COMO EVOLUI A DOENÇA DE RAYNAUD

Durante o ataque, o sangue não pode atingir a superfície da pele e a área afetada geralmente fica branca. Em seguida , muitas vezes fica azul e a área fica fria e dormente.

À medida que a temperatura aumenta e a circulação melhora, as áreas afetadas podem ficar vermelhas, latejantes, com coceira ou inchadas.

Após o aumento da temperatura, pode levar cerca de 15 minutos para que o fluxo sanguíneo para a área afetada volte ao normal.

Os episódios da doença de Raynaud podem durar vários minutos ou horas e podem ser frequentes ou dispersos.

TIPOS E CAUSAS

Existem dois tipos principais deste distúrbio:

RAYNAUD PRIMÁRIO

Também chamada de doença de Raynaud, é quando não está associada a outro distúrbio. Este tipo é o mais comum, representando cerca de 80% dos casos e sua causa é desconhecida. Pode ser tão leve que muitas pessoas com essa condição não procuram tratamento.

Na maioria das vezes, as baixas temperaturas desencadeiam o ataque, fazendo com que você saia para o ar frio, coloque as mãos em água fria ou tire algo do freezer. Em algumas pessoas, o que desencadeia o episódio é o estresse emocional.

Geralmente, costuma estrear em mulheres entre 15 e 30 anos de idade.

RAYNAUD SECUNDÁRIO

Também chamado de fenômeno de Raynaud, está associado a outras condições ou a um problema oculto e seus sintomas geralmente aparecem após os 30 anos de idade.

Embora o Raynaud secundário seja menos comum que o primário, ele tende a ser mais grave.

As causas do Raynaud secundário podem ser:

  • Doenças do tecido conjuntivo , como lúpus, artrite reumatóide, esclerodermia e síndrome de Sjögren.
  • Distúrbios vasculares.
  • Doenças arteriais , como hipertensão pulmonar.
  • Distúrbios glandulares , como hipotireoidismo.
  • Síndrome do Túnel do Carpo: Envolve pressão em um nervo importante da mão, resultando em dormência, dor na área e pode tornar a área mais suscetível a temperaturas frias.
  • Ações repetitivas ou vibrações: Digitar, tocar piano ou realizar movimentos repetitivos por períodos prolongados de tempo pode causar lesões.
  • fumar.
  • Lesões nas mãos ou nos pés: como fratura no pulso, cirurgia ou congelamento.
  • Certos medicamentos: betabloqueadores para pressão alta, medicamentos para enxaqueca ergotamina e sumatriptano, medicamentos para transtorno de déficit de atenção/hiperatividade, certos agentes quimioterápicos, aqueles que contêm estrogênio, como pílulas anticoncepcionais e medicamentos que impedem o estreitamento dos vasos sanguíneos, como alguns remédios para resfriado sem receita.

Siga-nos no FacebookTwitterInstagram para se manter informado com as notícias de hoje! Este é o link para entrar em nossa comunidade no WhatasApp, clique aqui.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).