O que causa o inchaço abdominal e como evitá-lo?

Fonte: CENÁRIOMT

slimming 2728331 1920 2
O que causa o inchaço abdominal e como evitá-lo?PIXABAY

O inchaço abdominal pode ser devido a muitos fatores: excesso de peso, sedentarismo, gases, peso incorreto, gravidez… A deterioração dos músculos abdominais também pode causar ou acentuá-lo. Damos-lhe as chaves para evitar um abdômen inchado.

Há muitas mulheres, e também homens, que acordam com a barriga mais ou menos lisa (ou não muito protuberante), mas ao longo do dia veem como o abdômen incha e chegam à noite com aquela sensação de “balão” tão irritante.

O QUE CAUSA O INCHAÇO ABDOMINAL?

As causas de inchaço ou inchaço abdominal podem ser muitas: gases , constipação , retenção de líquidos, gordura…

No entanto, há evidências crescentes de que tudo isso ocorre, ou se acentua, porque há uma deterioração da musculatura abdominal , que os médicos chamam de sarcopenia .

O termo sarcopenia pode não soar familiar para você, ou você pode associá-lo à flacidez nessa área, mas a perda de músculo em toda a “cintura abdominal” tem muito mais implicações. E é isso, quando você perde massa magra:

  • Você começa a acumular mais gordura . Esta é a consequência imediata. Tenha em mente que o músculo ativa o metabolismo, fazendo com que você queime mais calorias. Portanto, quando você o perde, o gasto de energia diminui e você ganha peso com mais facilidade.
  • Uma “cintura abdominal” firme, que pressiona suavemente os intestinos, também favorece a expulsão de gases e um trânsito intestinal correto .
  • Sua saúde também sofre . Através de uma série de reações fisiológicas, a perda muscular aumenta o risco de resistência à insulina , osteoporose ou doença cardiovascular .

Ter muita gordura no abdômen é um fator de doença cardiovascular. Para saber se você tem obesidade abdominal , divida a circunferência da cintura pela circunferência do quadril: mais de 0,9 em homens ou 0,85 em mulheres indica obesidade abdominal.

Esta gordura está aderida aos órgãos e tem características metabólicas diferentes do resto do corpo que a tornam mais prejudicial: aumenta o colesterol ruim e diminui o colesterol bom , aumenta a pressão arterial e, portanto, o risco de hipertensão , e afeta o metabolismo do açúcar, favorecendo o diabetes . A combinação de tudo isso desencadeia o risco de ataque cardíaco e embolia cerebral .

O QUE É DIÁSTASE ABDOMINAL?

Sedentarismo, ganhar alguns quilos a mais, carregar peso de forma incorreta, gravidez… Todos esses motivos podem causar o que os especialistas chamam de diástase abdominal , ou seja, a separação dos dois músculos retos abdominais porque a linha alba (o tecido conjuntivo que os mantém juntos) não pode suportar o estresse a que está submetido.

Um estilo de vida sedentário faz com que você perca massa muscular porque seu corpo acha que não precisa disso

Quando essa musculatura abdominal está “aberta”, é normal você perceber que perdeu a cintura ou que alargou. Além disso, essa deterioração muscular favorece o acúmulo de gordura , aumentando ainda mais o problema.

COMO SABER SE TENHO DIÁSTASE ABDOMINAL?

Quando não há separação dos músculos retos do abdome , eles correm do púbis às costelas em duas fileiras unidas pela linha alba. Seu formato lembra uma barra de chocolate. Entre muitas outras funções, esses músculos mantêm as vísceras no lugar e sua contração ajuda a expelir as fezes . A sua separação causa má digestão, gases…

Para saber se você tem diástase abdominal e os músculos abdominais estão separados, faça o seguinte exercício:

  1. Deite-se de costas e dobre os joelhos, apoiando os pés no chão.
  2. Coloque uma mão atrás da cabeça e os dedos indicador e médio da outra acima do umbigo.
  3. Levante a cabeça e pressione com os dedos, exatamente onde os músculos se separam.
  4. Se notar um gap de mais de 2 cm , há diástase abdominal.

QUAIS FATORES AUMENTAM O INCHAÇO ABDOMINAL?

Alguns dos gestos ou movimentos que fazemos aumentam o inchaço abdominal sem que percebamos

  • Abdominais clássicos : Segundo pesquisas recentes, fazer um abdominal tradicional aumenta a pressão sobre os músculos dessa área, o que causa uma distorção da linha alba, deformando o espaço entre os retos.
  • Gestos inadequados : Se você sofre de diástase abdominal, também deve evitar tudo o que aumenta a pressão no reto: curvar-se para pegar algo no chão, curvar a coluna, má postura ao sentar, prender a respiração ao fazer esforço , levantar da cama sem se colocar de lado antes…
  • Sofre de prisão de ventre : Pessoas com prisão de ventre fazem fortes esforços para evacuar, o que piora a diástase e danifica o assoalho pélvico. Regular o trânsito intestinal é fundamental.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.