Fresco, doce, delicioso. Ninguém duvida que o suco de laranja é a opção mais apetitosa para acompanhar o nosso café com leite e as nossas torradas ao pequeno- almoço (ou, simplesmente, como opção refrescante a meio da manhã ou a meio da tarde…).
O que acontece é que, muitas vezes, damos-lhe um ‘halo’ de saúde que nem sempre corresponde totalmente à realidade.
E é isso, sim; o suco de laranja (como muitos outros ingredientes ou preparações culinárias) é cercado por certos mitos tão internalizados e sustentados ao longo do tempo que não é fácil desfazer. Vamos aos mais comuns:
É MUITO SAUDÁVEL PORQUE É FEITO EM CASA COM LARANJAS FRESCAS. FALSO
É verdade que os sucos industriais são muitas vezes verdadeiras ‘bombas’ de açúcar, e que contêm muito pouca fruta, por isso é essencial ler bem os rótulos. Mas isso não significa que o fato de um suco ser feito em casa, com frutas frescas, seja o mesmo (em termos de saúde) que comer essa mesma fruta inteira . E é que quando pegamos os pedaços sem liquefazer, eles fornecem mais fibra, enchem mais você e a ingestão calórica provavelmente será menor (embora seja difícil comer mais de uma laranja de uma só vez, há poucos sucos que têm menos de dois ou três). E o mais importante de tudo: quando espremido, os açúcares da própria fruta tornam-se açúcares livres , ou seja, precisamente o que é preferível evitar.
BEBA O SUCO RÁPIDO, AS VITAMINAS SE FORAM. FALSO
Se você ainda acredita nisso, é hora de banir o mito. E é que em 2002 foi demonstrado que, embora a vitamina C (ácido ascórbico) seja oxidada, a substância que é gerada, chamada ácido desidroascórbico, continua a ter as mesmas propriedades da vitamina C. E para que essas propriedades desapareçam, várias horas deve passar. ( até 12), ou que o suco seja submetido a uma temperatura muito alta superior a 120º, o que não é um hábito muito comum… beba tudo espremido na hora. Pelo menos por razões nutricionais (o sabor pode variar).
É UM ‘SHOT’ IMBATÍVEL DE VITAMINA C. FALSO
É verdade que as laranjas são uma ótima fonte de vitamina C (como dizemos, sempre melhor inteiras do que em suco). Mas eles não são os únicos, nem os que mais contribuem. Por exemplo, os pimentões estão claramente à frente das laranjas em termos de quantidade dessa vitamina. Kiwis, morangos, mamão, brócolis, couve de Bruxelas, agrião, salsa também são ótimas fontes … Mas mais do que alimentos específicos, geralmente é recomendado incluir uma boa quantidade em nossos cardápios diários. Simplesmente fazendo isso, teremos coberto os níveis necessários de vitamina C.
AJUDA-NOS A ‘TER DEFESAS FORTES’ E A EVITAR RESFRIADOS. FALSO
Além do mito, não há evidências científicas que justifiquem que tomar vitamina C ajuda a prevenir resfriados. Isso talvez ocorra em casos de populações desnutridas, com deficiência dessa vitamina, o que não é o nosso caso; Ao contrário do que acontece, por exemplo, com a vitamina D -cujo déficit em nossa população é bastante generalizado-, temos níveis ‘mais que suficientes’ de vitamina C. E é que, se as recomendações de saúde para a ingestão dessa vitamina variam em torno de 90mg diários para homens e 75mg para mulheres, segundo especialistas, a população espanhola supera em muito esses números (multiplicando-os por 2, até por 3 e por 4).
É verdade que existem alguns estudos (embora não totalmente conclusivos) que apontam não tanto para um efeito de prevenção, mas para um certo efeito de redução da duração desses resfriados, uma vez que eles aparecem. No entanto, em qualquer caso, existe uma ‘fórmula’ muito mais eficaz quando se trata de prevenir um resfriado – e muitas outras doenças – do que nos encher de laranjas e que, infelizmente, todos conhecemos muito bem desde 2020 e o surgimento do Covid : lavagem das mãos.
Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram para se manter informado com as notícias de hoje! Este é o link para entrar em nossa comunidade no WhatasApp, clique aqui.