Lula inicia radioterapia preventiva após retirada de lesão no couro cabeludo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva começou nesta segunda-feira (25) um tratamento preventivo de radioterapia no couro cabeludo. As sessões ocorrerão no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou nesta segunda-feira (25) um tratamento preventivo de radioterapia no couro cabeludo, após a retirada de uma lesão na pele realizada em abril. O procedimento acontece no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, e contará com 15 sessões.

Segundo informações divulgadas pela equipe médica, Lula seguirá com a rotina de compromissos oficiais normalmente, sem restrições nas atividades diárias. O acompanhamento é feito pelas equipes lideradas pelo cardiologista Roberto Kalil Filho e pela médica Ana Helena Germoglio.

De acordo com o Palácio do Planalto, as sessões de radioterapia serão realizadas ao longo de três semanas e terão duração aproximada de dois minutos cada.

Mesmo com o início do tratamento, o presidente manteve a agenda oficial desta segunda-feira, incluindo compromissos com representantes de países africanos no Palácio do Planalto.

A radioterapia foi indicada após uma cirurgia realizada em abril, em São Paulo, para retirada de um carcinoma basocelular no couro cabeludo. Na ocasião, a equipe médica informou que o procedimento ocorreu sem intercorrências e o presidente recebeu alta no mesmo dia.

O carcinoma basocelular é considerado o tipo mais comum de câncer de pele e costuma estar relacionado à exposição solar. A doença apresenta crescimento lento, baixa possibilidade de disseminação e elevados índices de cura quando identificada precocemente.

O boletim médico divulgado nesta segunda-feira foi assinado pelo diretor de Governança Clínica do Hospital Sírio-Libanês, Rafael Gadia, e pelo diretor clínico Volney Vilela.

Google Notícias
Siga o CenárioMT

Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.