Apesar de seus magníficos benefícios para a saúde, alguns cuidados devem ser levados em consideração. Não deve ser consumido por crianças com menos de 6 anos e se estiver grávida ou a amamentar, os especialistas recomendam que o consuma em doses muito baixas e por períodos curtos.
Um alto consumo de gengibre, dependendo do organismo, pode causar gastrite e em casos de úlcera gastroduodenal é melhor não consumi-lo. Portanto, não use gengibre para problemas de saúde sem antes consultar um profissional.
Qual é a melhor maneira de consumir gengibre?
Leia também: A pimenta do reino é um tempero saudável?
O gengibre pode ser consumido como raiz crua ou cozida e também como extrato. Os médicos aconselham cerca de 2 gramas por dia se você usar a raiz e cerca de 250 mg se for cápsulas ou extrato. A raiz crua tem um sabor intenso e muito característico que fornece vitaminas (principalmente B6 e C), cálcio, fósforo, potássio e magnésio.
Se você consumir gengibre para evitar tonturas, especialmente aquelas que ocorrem em viagens com percursos sinuosos, desníveis ou altura, é aconselhável beber uma xícara infundida com gengibre. Prepare-o com muita facilidade, coloque duas ou três fatias de gengibre em uma xícara e despeje água fervente, deixe a preparação descansar e beba antes da viagem. Você pode adoçar com mel ou até mesmo adicionar camomila. Se preferir o extrato, 10 gotas diluídas em água serão suficientes.
O gengibre é uma raiz que combina muito bem com outros aromas e sabores . Em sucos e smoothies proporciona saciedade e fornece vitaminas e minerais de forma refrescante. Também permite ralar, com pele incluída, e adicioná-lo a saladas.
Outras plantas usadas na medicina natural
Existe um grande número de plantas que são utilizadas na fitoterapia para aliviar os sintomas e combater algumas patologias. Em nenhum caso deve substituir o tratamento médico, mas, se o médico aprovar e considerar benéfico, pode ser usado como complemento.
Cada planta tem propriedades diferentes e sua ingestão também difere dependendo da patologia a ser tratada.
Em geral, na medicina natural, geralmente não é usada uma planta inteira, mas algumas partes específicas dela. Também é comum recorrer a várias plantas para tratar a mesma sintomatologia, quando combinadas, aumentam as propriedades que ajudam a combater a doença. Além disso, ao utilizar várias plantas no mesmo composto, o risco de dependência de uma espécie vegetal é reduzido.
Gengibre faz bem para a saúde? Como extrair melhor suas propriedades?
Existem diferentes métodos para obter as propriedades das plantas e usá-las medicinalmente. O mais frequente e simples é a infusão, se você tiver um recipiente especial para infundir muito melhor, se não tiver um deles, basta regar com ervas e colocar em um copo com pequenos pedaços da planta escolhida. Você tem que deixar a preparação descansar entre 10 e 15 minutos e está pronto para beber.
Outra opção é a chamada decocção, que consiste em deixar a água ferver, adicionar a planta picada e levá-la a ferver novamente. Deixe repousar 15 minutos e coe. Esta preparação é recomendada para raízes e caules.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!