O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) alerta para um golpe que vem sendo identificado na internet. Foi identificado um site que anuncia produtos à base de cannabis medicinal com o nome de Farmanguinhos. A divulgação é falsa e negocia comprimidos que não possuem a qualidade e eficácia garantida pela unidade.
O instituto informa que é proibida a comercialização de qualquer produto com o nome ou embalagem da instituição. Os medicamentos fornecidos por Farmanguinhos são distribuídos ao Sistema Único de Saúde (SUS) pelo Governo Federal e chegam de forma gratuita para a população brasileira.
Em 2023, Farmanguinhos forneceu ao SUS cerca de 615 milhões de unidades farmacêuticas de diferentes classes terapêuticas — maior entrega dos últimos seis anos. Neste total, estão incluídos os medicamentos destinados ao tratamento das enfermidades classificadas como Doenças Tropicais Negligenciadas (DTNs) endêmicas no país, como a malária e a esquistossomose.
O Instituto reforça sua atuação permanente no enfrentamento das DTNs. “Produzimos medicamentos para o tratamento de doenças que são negligenciadas por grandes indústrias farmacêuticas. O Instituto atende a 100% dos pedidos realizados pelo SUS”, ressalta o diretor de Farmanguinhos, Jorge Mendonça.