Qual é a quantidade de açúcar nas frutas? Um dos grupos alimentares que mais confusão continua a ser o das frutas, sobretudo pelo facto de engordarem e pela quantidade de açúcar que contêm.
Uma porção de fruta fresca pode conter entre 1 e 17 g de açúcares naturais. E isso é muito? Dependerá se temos um peso saudável, se nessa mesma refeição já ingerimos muitos hidratos de carbono refinados de absorção rápida, se vamos comer também uma sobremesa muito doce ou se levamos uma vida inativa.
Como você pode ver, a figura varia muito dependendo da fruta escolhida. Na tabela a seguir, ordenamos da maior para a menor quantidade de açúcar para que você tenha muito mais clareza.
BANANAS E UVAS, AS FRUTAS COM MAIS AÇÚCAR
Entre as frutas com maior teor de açúcar (entre 17 e 13 g/100 g) destacam-se a banana e a uva, seguidas do caqui, lichia, romã e manga.
Nesse sentido, você deve ter em mente que se depois de comer frutas você tiver gases, diarreia ou inchaço, seu corpo pode não assimilar bem o sorbitol ou a frutose ou pode ser intolerante a esse açúcar.
Destaque especial para as frutas secas ou desidratadas , que concentram muito mais açúcar devido ao processo de secagem a que são submetidas. As tâmaras encabeçam a lista: apenas três unidades já fornecem 24 g de frutose. Seguem-se as passas, os figos secos e os damascos secos. O ideal é pegar um punhado pequeno (cerca de 20 g) ou utilizá-los quando precisar de energia rápida.
FRUTAS COM TEOR MÉDIO DE AÇÚCAR
No centro da mesa (com entre 12 e 7 g/100 g), encontram-se frutas como a maçã, uma das mais recomendadas pelas suas inúmeras virtudes para a saúde (há até um provérbio em inglês que sublinha que “uma maçã é dia afasta o médico”).
Os de cor roxa , como ameixas, figos e mirtilos, vêm a seguir na lista. E aí encontramos a gama do amarelo-laranja, com abacaxi, tangerina, nectarina, laranja, pêssego, maracujá, mamão, melão e nêspera.
ESTAS SÃO AS FRUTAS QUE CONTÊM MENOS AÇÚCAR
Entre as frutas com menos açúcar (entre 6 e 1 g/100 g) encontramos especialmente aquelas que são especialmente ricas em água , como melancia, melão, morango, toranja ou limão.
QUANTA FRUTA VOCÊ DEVE COMER POR DIA?
Levando tudo isso em consideração, o ideal é não comer uma grande quantidade de frutas, mas aquelas 2-3 peças por dia que a OMS recomenda .
Porque se exagerarmos -além de consumir açúcares- deixaremos de fora outros alimentos nutritivos (iogurtes, nozes…). Também deve ser levado em consideração que pessoas com diabetes e dependentes de insulina devem ajustar ainda melhor a quantidade.
A seu favor, deve-se dizer que, em pessoas saudáveis, essa frutose não tem grande impacto nos níveis de glicose no sangue, pois não precisa de insulina para ser absorvida (como acontece com outros açúcares).
E se nos exercitarmos, vamos queimá-lo rapidamente. Está comprovado que, após o exercício, em poucas horas o corpo converte esse açúcar em lactato (energia para o músculo).
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!