Endometriose: Quais são os cinco sintomas da doença?

Fonte: CENÁRIOMT

Endometriose: Quais são os cinco sintomas da doença?
Endometriose: Quais são os cinco sintomas da doença? FOTO:PIXABAY

A endometriose é um distúrbio no qual o tecido, semelhante ao que normalmente reveste o interior do útero (o endométrio), cresce fora do útero. Esta doença  geralmente afeta os ovários, as trompas de Falópio e o tecido que reveste a pelve.

A cada mês, o endométrio se desprende das paredes do útero, resultando em menstruação. Para pessoas com endometriose, o tecido semelhante ao endométrio que cresce fora do órgão não tem como ser removido, então fica inflamado e até se rompe, levando a cicatrizes. 

A endometriose pode causar dor, às vezes intensa, especialmente durante os períodos menstruais, e pode afetar a fertilidade nas mulheres. 

Dependendo de cada caso, serão determinados diferentes caminhos de tratamento. Certas pessoas podem melhorar os sintomas com medicamentos ou tratamentos hormonais; Mas em outros casos, os médicos podem recomendar cirurgia para remover tecido extra ou todo o útero (histerectomia).

Como a endometriose é gerada?

Embora não se saiba exatamente o motivo pelo qual isso acontece, acredita-se que possa aparecer após cirurgias abdominais, onde  as células endometriais aderem à incisão; ou uma reação do organismo, em que o sistema imunológico não reconhece essas células ou que elas são transportadas pelos vasos sanguíneos.

Um caso mais extremo, mas igualmente provável, é a existência de uma menstruação retrógrada:  em vez de expelir o sangue com as células endometriais, estas retornam pelas trompas de Falópio, aderindo às paredes pélvicas e às superfícies dos órgãos pélvicos.

Quais são os sintomas da endometriose?

Entre os principais sinais de que algo não está funcionando corretamente no sistema reprodutor feminino, a maioria está associada a fatores que incluem dor pélvica e/ou cistos ovarianos:

  • Períodos menstruais dolorosos (dismenorreia) e cólicas 
  • Dor durante ou após o sexo
  • Dor ao defecar ou urinar principalmente durante o período menstrual
  • Sangramento excessivo esporadicamente ou entre períodos
  • Sintomas menos prováveis, como  fadiga, diarréia, constipação, inchaço ou náusea, especialmente durante os períodos menstruais.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.