É bom dormir com o ventilador ligado a noite toda? A estação quente começou há algumas semanas e, embora para muitos seja a época perfeita do ano, é inegável que há desvantagens nesses meses e a razão disso é que, além dos possíveis riscos de insolação ou desidratação, também torna-se um pesadelo adormecer à noite, mesmo que você tome um banho para se refrescar antes de ir para a cama.
Pois bem, o desconforto de sentir o corpo quente, de ficar descoberto e até de sentir o vento abafado pela janela não agrada a todos e por isso medidas como dormir com o ventilador ligado são a solução mais eficaz .
Embora nestes meses do ano em que as temperaturas podem ultrapassar os 30 graus, dependendo da região, o ar condicionado e a ventoinha tornam-se os melhores aliados para manter um ambiente fresco e agradável ao longo do dia.
A verdade é que tem consequências desfavoráveis e para o qual até os especialistas pedem para evitá-los , principalmente à noite.
Portanto, se você é daqueles que fica tranquilo dessa forma e principalmente na hora de dormir, há algumas coisas que você vai gostar de saber para repensar sua decisão.
Por que é ruim dormir com o ventilador ligado?
Embora seja muito reconfortante dormir com este dispositivo perto da cama para nos ajudar a adormecer, existem vários motivos de saúde para evitá-los, entre eles que durante o repouso nosso corpo reduz sua temperatura e, portanto, não é surpreendente que uma vez que dormimos foi constatado que sente frio e a necessidade de se levantar para desligá-lo é imediata. Claro, isso é apenas um problema menor, pois em casos mais extremos as vias aéreas podem ser comprometidas.
Segundo o Instituto Nacional de Saúde, o ar frio fornecido por esses aparelhos causa ressecamento das mucosas, aspecto que além de causar desconforto também pode ser motivo para o desenvolvimento de bronquite, que segundo o National Heart, Lung, and Blood causa tosse e a longo prazo pode se tornar uma condição crônica. Deve-se notar que também pode ser contagioso e os sintomas não são nada agradáveis, como peito e dor de cabeça, além de fadiga.
Isso também é acompanhado pelo fato de que o ar fresco direcionado para o corpo ou rosto favorece a entrada de poeira ou germes que causam inflamação ou condições de importância médica através do trato respiratório.
Claro que não é só isto que se deve ter em conta, pois sabe-se que existem algumas populações com maior risco de apresentar complicações de saúde, como as crianças, as grávidas e os idosos, mas também as que têm:
- Asma
- Sinusite
- rinite sazonal
Por outro lado, existem danos físicos que podem ser vistos a olho nu no corpo e que também são acompanhados de sintomas como dor ou irritação. Sabe-se que dormir com o ventilador ligado a noite toda também causa ressecamento na pele e nos olhos.
É por tudo isso que o ideal para essa estação quente é deixar esse aparelho ligado apenas durante o dia e ao cair da noite usar roupas frescas para não causar danos ao corpo e diminuir o risco de doenças.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!