Dor de garganta no inverno: saiba como prevenir o mal-estar e como melhorar as dores

Veja como sobreviver a estação fria!

Fonte: REDAÇÃO

Dor de garganta no inverno: saiba como prevenir o mal-estar e como melhorar as dores
Dor de garganta no inverno: saiba como prevenir o mal-estar e como melhorar as dores - Pexels

Belo Horizonte, 15 de agosto, por Gabriela Scopel – O inverno é uma estação que muita gente ama, mas, junto dele, sempre temos aquela certeza de que podemos nos gripar, ou pegar aquela dor de garganta chata. E ninguém de nós merece passar por isso, não é mesmo ?

Portanto, pensando numa forma de tornar nosso inverno ainda mais agradável, falaremos mais especificamente neste post, sobre o que é, o que causa e como prevenir esse incômodo na garganta, que tanto chateia e tira nossa paz. Fique conosco e leia mais sobre o assunto.

Leia mais: Como fazer um shot para imunidade? Confira se realmente funciona e tenha uma saúde mais forte

Dor de garganta no inverno: saiba como prevenir o mal-estar e como melhorar as dores
Dor de garganta no inverno: saiba como prevenir o mal-estar e como melhorar as dores – Pexels

Qual é a causa da dor de garganta?

Geralmente, a dor de garganta está associada a alguma inflamação na região. Isso se deve aos fatores virais, que são a causa da infecção ou incomodo na garganta. Mas a dor na região da garganta pode também estar relacionada a alguma queimadura devido à alimentos quentes, o uso excessivo da voz sem nenhum cuidado prévio e também pode estar ligado ao um ressecamento devido à forma de dormir (dormir com a boca aberta é um exemplo).

As principais características que podemos observar na dor de garganta são: sensação de garganta seca e uma dor na região da mesma, ao falar ou se alimentar e piora na dor durante a atividade de deglutir.

Como saber se é inflamação ou infecção na garganta?

É importante saber diferenciar uma coisa da outra, pois a forma de se tratar é totalmente diferente. Se você passar o dia inteiro falando, ou após gritar muito em um jogo de futebol, pode gerar incômodo em sua garganta, juntamente com esse desconforto, vem alguns sintomas, por exemplo, a rouquidão, ressecamento na garganta ou vermelhidão. Caso tenha percebido qualquer sintoma desses, pode ser que esteja com a garganta inflamada.

Contudo, se você estiver sentindo febre, muita dor na garganta, tosse, formação de pus, fadiga e dores musculares. Neste caso, sua garganta pode estar infeccionada por algum organismo de origem viral ou por alguma bactéria.

Continue lendo: Qual é a função do fígado e como melhorar a saúde desse órgão? Não perca tempo e aprenda agora mesmo

O que fazer para aliviar a dor de garganta?

Caso a sua dor na garganta seja apenas uma inflamação, é melhor procurar relaxar, beber bastante líquido, fazer gargarejos com água morna e sal e tomar chás que sejam anti-inflamatórios. Dentre os vários existentes, aconselhamos o de camomila, hortelã e gengibre.

As mesmas orientações servem também para caso sua garganta esteja infeccionada. No entanto, é preferível nesses casos procurar a orientação médica, para poder receitar alguns antibióticos e anti-inflamatórios. Por isso, cuidado! Caso os sintomas da dor de garganta persistam, procure a ajuda de um médico o quanto antes, pois muitas receitas caseiras, se feitas sem orientação, podem acabar piorando a situação e prolongando ainda mais a dor.

Gabriela Cordeiro Revirth, independente jornalista e escritora, é uma pesquisadora apaixonada de astrologia, signos, horóscopo e oráculos. Ela escreve diariamente para o Portal de Notícias CenárioMT para partilhar as suas descobertas e orientar outras pessoas sobre esses assuntos. A autora está sempre à procura de novas descobertas para se manter atualizada.