Cozinhar em casa é uma boa alternativa quando se fala em economia doméstica e saúde, mas é ter cuidado com comida congelada.
Guardar comida para comer durante a semana tem inúmeros benefícios, tais como, uma alimentação mais saudável, além de reduzir os custos e ainda poupar tempo na cozinha.
O CenárioMT alerta para que se crie o hábito de guardar corretamente refeições caseiras, seja para comer durante a semana ou levar para o trabalho.
Leia também: Quanto dura a comida em conserva?
Mas uma dúvida universal e que persiste entre as pessoas que optam por cozinhar em casa é: como conservar comida?
Os especialistas alertam que todas as refeições que não forem consumidas dentro dos 3 dias seguintes devem ser congeladas, e as restantes guardadas na geladeira, enquanto o restante precisa ser congelado.
Como congelar os alimentos?
O tempo de duração da comida depende muito dos tipos de alimentos que compõem a sua refeição. Congelar a comida é essencial principalmente no que toca ao peixe e à carne, principalmente à carne com gordura.
Cada alimento deve ser analisado individualmente. No entanto, a grande maioria dos alimentos que são utilizados devem ser congelados sem ser cortados como é o caso dos legumes e vegetais, o ideal é congelar sem cortar, de modo a que estes não percam os seus nutrientes a menos, que pretenda congelar a refeição já feita.
Como descongelar os alimentos?
O ideal é deixar os alimentos a descongelar de manhã antes de ir para o trabalho ou na noite anterior para aqueles que não querem perder tempo.
Mas atenção, lembre-se que independentemente do alimento que pretenda descongelar o sugerido é fazê-lo à temperatura ambiente e nunca debaixo de água, uma vez que o alimento perde grande parte dos seus nutrientes.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!